Galeria Visit Brasil: Audiovisual e o samba são destaques em mostra imersiva brasileira em Los Angeles

A quarta edição da exposição que apresenta o potencial dos destinos turísticos do Brasil para o mercado internacional também levará o regionalista gastronômico do país. O público ainda terá aula de samba, promovida pela RioTur

Debate sobre o audiovisual brasileiro, a diversidade da gastronomia brasileira e aula de samba marcaram o primeiro dia da Galeria Visit Brasil, em Los Angeles (Foto: Divulgação/Embratur)
Debate sobre o audiovisual brasileiro, a diversidade da gastronomia brasileira e aula de samba marcaram o primeiro dia da Galeria Visit Brasil, em Los Angeles (Foto: Divulgação/Embratur)

Com uma programação voltada para promover o audiovisual brasileiro, a Galeria Visit Brasil abrirá as portas em Los Angeles, nos Estados Unidos, a partir desta quinta-feira (2) até o próximo sábado (4). Além de exibição de filmes e conversas com diretores de cinema e com o coordenador da Rio Film Commission, Daniel Celli, a mostra imersiva contará com um cardápio especial de comida de boteco e uma série de experiências para que os visitantes, turistas internacionais em potencial, se sintam imersos na cultura brasileira e convidados a conhecer o turismo do Brasil.

Entre as programações especiais pensadas para esta edição está o bate-papo com Daniel Celli. O coordenador da Rio Film atua no setor audiovisual há 15 anos, sendo dez deles em festivais e mostras internacionais de cinema, sempre ajudando a coprodução internacional. Ele é um dos criadores da São Paulo Film Commission e, atualmente, também trabalha para estimular o empreendedorismo e a inovação no público e privado no setor.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, vê a aproximação da Agência com o audiovisual como uma importante estratégia para divulgar o Brasil no exterior. “A aproximação do turismo com o audiovisual é uma política de promoção do Brasil que cada vez mais ganha peso e importância. A Espanha, a Coréia do Sul e Portugal são alguns exemplos de ações nessa direção que alcançaram bons resultados e servem de referência para nós”, explica.

Outro nome que marcará presença na galeria em L.A é o diretor de cinema Gabriel Novis. Novis, que já trabalhou como diretor de cena e fotografia em inúmeras empresas internacionais, vai falar sobre o Brasil nas telas e apresentará seu documentário, que é estrelado pelo surfista brasileiro e campeão olímpico Italo Ferreira.

Ele também falará sobre trabalhos com empresas como o Boticário e as Havaianas em Penedo e nas dunas de Piaçabuçu (AL) e outro documentário que gravou com moradores de Milagres (AL). “Quero mostrar como cada local de filmagem se transforma em uma espécie de ‘férias’ devido à riqueza cultural, gastronômica e paisagens deslumbrantes que o Brasil oferece”, destacou o artista.

Dentre as atividades interativas com o público visitante, uma aula de samba movimentou o espaço Visit Brasil, na abertura do evento. Um workshop, promovido pela Riotur, atuou na divulgação da cultura carioca. A aula de samba, desenvolvida pela professora de dança Ana Laidley, mais conhecida como Aninha Malandro, empolgou os visitantes. A experiência imersiva falou sobre a importância e a história do ritmo carioca. Durante a aula foram desenvolvidos passos e letras que movimentaram quem passava pelo local. A promoção da cidade também se fez presente por meio da apresentação de um vídeo com os principais pontos turísticos, atrativos naturais e grandes eventos como Réveillon e Carnaval.

“O Rio de Janeiro tem uma vocação natural para o turismo. Temos paisagens naturais encantadoras, uma gastronomia diversificada, e um povo acolhedor e festeiro. Trazer a cultura do Rio para um espaço como o Visit Brasil vai além da promoção da cidade. A iniciativa do workshop de carnaval é poder compartilhar com o público visitante a magia e a alegria contagiante da maior festa popular do planeta”, explica Ronnie Costa, presidente da Riotur

Comida e cinema
A parte da culinária será comandada pelo chef Victor Vasconcellos, dono do restaurante brasileiro Caboco, que funciona em Los Angeles. Vasconcellos fará um talk and cooking show com menu de comida de buteco incluindo croquete de costela defumada com biquíni pepper, buraco quente de moela, caldinho de abóbora com coco e coentro e mini quindim.

Ainda no tema, os presentes poderão assistir aos filmes Mercearias de Beagá e ao Três Marias, exibidos no Matula Film Festival de Cinema e Comida, festival audiovisual que reflete de forma singela sobre comida. No caso do primeiro filme, os espectadores vão conhecer um pouco de cinco mercearias históricas de Belo Horizonte (MG) onde o cliente pode encontrar de tudo.

Já o segundo filme é um tributo a Maria Stella Libânio (1918-2011), Dona Lucinha (1932-2019) e Nelsa Trombino (1938-2023), consideradas matriarcas da cozinha mineira e marcos na cultura alimentar de Minas Gerais.

Na entrada
A Galeria vai funcionar na Start 2270 Venice Boulevard. Ao chegar na galeria de Los Angeles, os visitantes vão se deparar com a fachada de crochê que exibe a Marca Brasil. A peça foi confeccionada por mulheres do Instituto Proeza, Organização Social (OSC) voltada para a promoção do protagonismo das mulheres, qualidade de vida e educação infantil e o combate à pobreza e às desigualdades sociais.

A marca foi criada em 2005 pelo designer e ilustrador Kiko Farkas. Pensada para valorizar a identidade do Brasil, é inspirada em um desenho do artista plástico e paisagista Roberto Burle Marx, e tem o verde das florestas; o amarelo do sol, da luz e das praias; o azul do céu e das águas; o vermelho das festas populares, e o branco da vestimenta e da religião popular.

Realidade virtual
Um óculos de realidade virtual levará os visitantes para um passeio à região do Rio Tapajós, na Amazônia. O equipamento exibirá o filme Amazônia Viva, que entrega ao usuário uma visão 360° do Tapajós apresentado pela cacica Raquel Tupinambá, da comunidade de Surucuáguia. O roteiro e a direção do filme são do cineasta Estevão Ciavatta, da Pindorama Filmes.

De mesmo tema, a obra de arte “Mural Brasil Spetacular”, feita pela artista plástica Bruna Moreira, estará exposta na parte interna da galeria. E os visitantes verão, também, uma série dos tradicionais cartazes lambe-lambe com temas como o Cristo Redentor, os Lençóis Maranhenses, a onça pintada e o caju.

Sob medida
Os visitantes também terão a oportunidade de elaborar um roteiro sob medida para visitar o Brasil. Para isso, os potenciais turistas incluirão o que acreditam que não pode faltar em uma visita ao país em um totem disponível no local. A conclusão do roteiro vai gerar um e-book com as dicas e, quem participar da ação vai receber de brinde uma ecobag com as artes dos Lambe Lambes.

Confira a programação da Galeria Vist Brasil, em Los Angeles:


Dia 2 de novembro

12h às 13h – Abertura da Galeria / Recepção dos convidados

13h às 14h45 – Cooking-show Brazil with taste – Victor Vasconcellos, chef Caboco LA (Rio de Janeiro)

15h30 e 16h20 – Rio, a Film Frendly Destination – Daniel Celli, Rio Film Commission (Rio de Janeiro)

16h30 – Aula de samba com a Riotur

Dia 3 de novembro

12h às 13h – Abertura da Galeria / Recepção dos convidados

13h às 17h – Exposição Permanente Amazônia Viva

  • Totem
  • Brindes
  • Mural
  • Café
  • Matula Film Festival
  • Inhotim
  • Visit Rio
  • RioTur

Dia 4 de novembro

12h às 13h – Abertura da Galeria / Recepção dos convidados

13h – Exposição permanente Amazônia Viva

15h e 17h – Explorando o Brasil nas Telas: Histórias e Inspiração por Trás da Produção Audiovisual Talk com Gabriel Novis, diretor (Rio de Janeiro)