Tempo de Faturar

7 maneiras de ganhar dinheiro durante o turismo de verão carioca

Aumento no fluxo de visitantes nos meses de dezembro a março na cidade do Rio de Janeiro cria oportunidades para que trabalhadores aumentem a sua renda

Rio de Janeiro - Foto: Créditos: iStock
Rio de Janeiro - Foto: Créditos: iStock

As altas temperaturas em pleno período de recesso formam o cenário ideal para o turismo de verão, especialmente nas regiões litorâneas. Dos 7.637 km de linha de costa brasileira, são os da região da cidade maravilhosa que mais atraem visitantes nacionais e internacionais, ansiosos para conhecer as atrações turísticas famosas mundialmente. 

A alta temporada acontece justamente no verão, com os tradicionais dias de sol na praia e o Carnaval. Em 2023, entre janeiro e junho, o turismo no município arrecadou uma média de 124 milhões de reais, segundo a Secretaria Municipal do Turismo do Rio de Janeiro. As expectativas para 2024 são ainda mais promissoras. 

Como faturar no turismo de verão 

Diante das projeções de maior fluxo de pessoas em terras cariocas, abre-se a possibilidade de ganhar um dinheiro extra com trabalhos informais. Porém, além de vontade e disposição, quem pretende aproveitar o turismo de verão para aumentar o faturamento precisa se organizar com antecedência. 

Os tipos de serviços mais viáveis para o contexto desta época são:

  • 1 – Esportes de praia

Profissionais de Educação Física têm a chance de aumentar o faturamento nos meses de verão com a oferta de aulas de surf, kitesurf, beach tennis e futevôlei para turistas. 

  • 2 – Entregas por aplicativo

Seja de moto, carro ou bicicleta, o trabalho de entregar compras, produtos e demais itens de alimentação gera ganhos rápidos. Quem não dispõe de um veículo pode alugar um automóvel por período. 

  • 3 – Pet sitter 

Na época de férias, nem todos gostam de viajar ou fazer passeios junto dos animais de estimação. Por isso, cresce a demanda por cuidadores de cachorros e gatos. Existem, inclusive, plataformas exclusivas para oferta e contratação desse tipo de atendimento. 

  • 4 – Alimentação e bebidas

Com o calor característico da estação, o consumo de alimentos leves, água e refrescos aumenta, principalmente nas praias. Quem possui um domínio da gastronomia tem altas chances de faturar com a venda de sanduíches, saladas e demais preparos facilmente transportáveis pelas áreas de maior fluxo turístico. 

  • 5 – Locação do imóvel

É possível ganhar dinheiro com o turismo no Rio de Janeiro mesmo sem estar na cidade. Na possibilidade de passar as férias em outro local, é plenamente viável colocar a residência para locação no período. Sites especializados podem ajudar na mediação e garantir a segurança do negócio. 

  • 6 – Transporte compartilhado

Pessoas habilitadas com carteira de motorista de categoria “B” podem contratar o serviço de aluguel de carros para Uber no Rio de Janeiro e, assim, gerar uma renda extra com corridas e transporte de turistas pela cidade. 

  • 7 – Fotógrafo amador

Quem viaja quer eternizar os momentos vividos através dos registros fotográficos. Por mais que as selfies sejam uma alternativa, uma foto posada e produzida com o mínimo de técnica torna a recordação ainda melhor. Devido ao potencial de retorno, vale a pena, inclusive, investir no segmento em longo prazo.