Vacine-se

Vacinação contra a dengue no Rio de Janeiro chega à faixa de 13 e 14 anos

Cidade abrange faixa etária de 10 a 14 anos após aumento de casos; orientações do secretário de Saúde.

Vacinação contra a dengue no Rio chega à faixa de 13 e 14 anos
Foto: Agência Brasil

Nesta quinta-feira (7), o Rio de Janeiro estendeu a vacinação contra a dengue para jovens de 13 a 14 anos, abrangendo toda a faixa etária de 10 a 14 anos.

Com o aumento de casos na zona oeste, a campanha visa imunizar 345 mil jovens. O secretário de Saúde, Daniel Soranz, destaca a importância da vacinação e alerta para sintomas graves.

O QUE VOCÊ PRECISA SABER:

  • Vacinação contra a dengue abrange agora jovens de 10 a 14 anos no Rio de Janeiro.
  • Dois novos óbitos elevam para quatro o total de mortes na cidade devido à doença.
  • Secretário de Saúde orienta sobre sintomas e destaca importância da imunização.

AUMENTO DE CASOS E ÓBITOS: O Rio de Janeiro registra aumento de casos de dengue, com quatro mortes confirmadas. As duas vítimas mais recentes, uma de 71 anos e outra de 24, residiam na zona oeste, área mais afetada pela doença.

ORIENTAÇÕES DO SECRETÁRIO: Daniel Soranz, secretário de Saúde, recomenda procurar assistência médica aos primeiros sintomas, enfatizando febre e dores. Desde o início da campanha, 48 mil doses foram aplicadas, com a meta de vacinar os 345 mil jovens.

EXPECTATIVAS E DESAFIOS: A expectativa é vacinar 90 mil crianças esta semana. Soranz destaca que a adesão nas faixas etárias iniciais pode ser menor, mas reforça a segurança da vacina, protegendo contra os quatro sorotipos da dengue.

A VACINA QDENGA: A vacina Qdenga, do laboratório japonês Takeda, está disponível em 238 unidades de atenção primária e dois super centros de vacinação. O esquema de duas doses, com intervalo de três meses, segue padrões seguros aprovados pela Anvisa.

PÚBLICO-ALVO E RESTRIÇÕES: Menores de idade precisam estar acompanhados por responsável, apresentar documento e seguir o esquema vacinal. A vacina é recomendada para quem já teve dengue, com exceções para gestantes, lactantes e imunodeficientes.

CENÁRIO ESTADUAL E NACIONAL: O estado do Rio registra 104,5 mil casos prováveis e 15 mortes. A cidade do Rio teve 52.865 casos em 2024, mais que o dobro de 2023. Nacionalmente, são 1.289.897 casos e 329 mortes.

CUIDADOS E PREVENÇÃO: Além da vacinação, medidas como evitar criadouros do mosquito, uso de repelentes e roupas adequadas, são cruciais para prevenir a dengue. O secretário destaca sintomas como febre, dor de cabeça e manchas vermelhas.