Síndrome da Fadiga Crônica: descubra como as ondas de calor podem potencializar essa condição

Dr. Daniel Rosa

Dr. Daniel Rosa explica detalhes importantes a observar sobre a questão

Com a chegada do verão e as ondas de calor intensas, muitas pessoas se deparam com sintomas como cansaço persistente, dores no corpo e irritação.

Nesse contexto, o calor excessivo, conhecido como “estresse térmico”, pode ser o responsável por esses desconfortos, mas o Dr. Daniel Rosa, médico ortopedista e pós-graduado em nutrologia, faz um alerta altamente relevante sobre o tema:

“O que vejo todos os dias no consultório – e o que estamos vendo no mundo – é uma legião de pessoas que se dizem sempre cansadas. Para se ter noção, 8 em cada 10 pacientes que atendemos na minha clínica relatam os sintomas. Levantar da cama, pela manhã, é um sacrifício. Não necessariamente todas elas têm a SFC, doença mais grave, mais difícil de tratar e normalmente desconhecida de quem a apresenta”, esclarece o médico.

E continua: “Temperaturas muito elevadas, como as que estamos vivendo nesse verão, podem intensificar o cansaço crônico, mas as causas dessa doença são multifatoriais. Por isso, precisamos sempre investigar”.

Dr. Daniel Rosa

A síndrome, presente na literatura médica desde os anos 50, só recentemente recebeu tratamentos mais eficazes. E, segundo Dr. Daniel, a medicina contemporânea enfrenta o desafio de tratá-la.

Incluindo sintomas como sonolência diurna, falta de energia para atividades físicas, dores musculares e articulares, Dr. Daniel Rosa enfatiza a importância de um diagnóstico preciso, pois as causas podem envolver distúrbios hormonais, disfunção mitocondrial, problemas do sono, alteração do cortisol, diabetes e deficiências nutricionais.

O médico destaca, ainda, que a abordagem de tratamento geralmente inclui mudanças no estilo de vida, como melhorias na alimentação, aumento da prática de atividades físicas e suplementação específicas.

O especialista, membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, da Sociedade Internacional de Cirurgia do Joelho e Medicina do Esporte, coordenador da Pós-graduação em Nutrologia do Instituto Caduceu e host do podcast semanal “Fala com o Doc” conclui ressaltando:

Dr. Daniel Rosa

“O objetivo do tratamento é restabelecer a geração de energia pelo corpo para que a pessoa evolua, saia do quadro de fadiga e volte a ter uma vida normal, saudável”.

Para acompanhar todos os conteúdos que o Dr. Daniel Rosa compartilha sobre Síndrome da Fadiga Crônica, acesse:

www.doutordanielrosa.com.br

https://www.instagram.com/drdanielrosa/

https://www.youtube.com/@falacomodoc