Cuidados na Folia

Secretaria de Saúde do Rio vai promover ações de conscientização durante o carnaval

Com o tema Rio Sem Preconceito, a iniciativa da Superintendência de Promoção da Saúde da SMS, em parceria com a Coordenadoria de Diversidade Sexual, visa estimular o cuidado para prevenir as ISTs, minimizando a resistência à testagem

megaloterias
Serão distribuídos cerca de 600 mil preservativos femininos e masculinos - Edu Kapps/Prefeitura do Rio
Serão distribuídos cerca de 600 mil preservativos femininos e masculinos - Edu Kapps/Prefeitura do Rio

Durante o carnaval, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizará ações de prevenção e promoção de saúde em pontos de grande aglomeração de público, no Sambódromo e nos blocos de rua. A proposta é conscientizar sobre a prevenção das infecções sexualmente transmissíveis (IST), com distribuição de material educativo, preservativos femininos e masculinos (aproximadamente 600 mil). Os banheiros da Sapucaí serão adesivados com orientações em saúde e o QR code para o usuário acessar o “Onde ser Atendido”.

Com o tema Rio Sem Preconceito, a iniciativa da Superintendência de Promoção da Saúde da SMS, em parceria com a Coordenadoria de Diversidade Sexual, visa estimular o cuidado para prevenir as ISTs, minimizando a resistência à testagem. Ao todo, serão 16 agentes promotores de saúde circulando pela cidade com material informativo sobre ISTs, profilaxia pós-exposição (PEP) e pré-exposição (PrEP). As equipes estarão nas ruas identificadas com o uniforme e mochila pirulito/estandarte.

Todas as unidades de Atenção Primária do município estão aptas para atendimento e orientação à população, com realização de diagnóstico, testagem rápida e distribuição de preservativos. A medicação necessária para tratamento das ISTs também é fornecida gratuitamente pela rede municipal de saúde ao longo de todo o ano.

megaloterias
megaloterias