Imunização

Rio de Janeiro inicia estudo sobre vacinação contra dengue

Projeto da prefeitura em parceria com o Ministério da Saúde e Fiocruz visa imunizar 20 mil adultos na zona oeste.

Rio inicia nesta sexta-feira estudo sobre vacina da dengue em adultos
Rio inicia nesta sexta-feira estudo sobre vacina da dengue em adultos - Foto: Agência Brasil

A partir desta sexta-feira (16), tem início no Rio de Janeiro um estudo de vacinação contra a dengue, promovido pela prefeitura em colaboração com o Ministério da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A ação, que acontecerá em Guaratiba, zona oeste da cidade, visa imunizar 20 mil adultos entre 18 e 40 anos, sendo a participação voluntária e selecionada entre cadastrados nas unidades de saúde locais.

O que você precisa saber:

Vacinação Voluntária: O estudo envolverá a aplicação de duas doses da vacina Qdenga, desenvolvida pelo laboratório japonês Takeda, com um intervalo de 90 dias. A seleção dos participantes será feita por sorteio entre usuários cadastrados nas unidades de atenção primária de saúde da região.

Objetivo do Estudo: Ao longo de dois anos, os pesquisadores monitorarão casos, hospitalizações e mortes para avaliar a efetividade da vacina, observando o comportamento do vírus entre vacinados e não vacinados. Os resultados orientarão a possível incorporação nacional da vacina.

Vacina Qdenga: A vacina Qdenga, recentemente incluída no Programa Nacional de Imunizações (PNI), oferece proteção contra os quatro subtipos do vírus da dengue (DENV1, DENV2, DENV3 e DENV4). O Ministério da Saúde já distribui lotes para municípios que atendem a critérios definidos em conjunto com conselhos de saúde.

Situação Atual da Dengue no RJ: Com a confirmação da segunda morte por dengue no Rio, a cidade está em emergência desde o início de fevereiro, somando quatro óbitos no estado em 2024. A Secretaria de Estado de Saúde registrou 39.311 casos prováveis de dengue até 13 de fevereiro, destacando a urgência das ações preventivas.