Efeito Lula

Reajuste do preço de medicamentos é o menor desde 2020

Definição do índice é feita pela CMED, órgão regulador do setor farmacêutico na dimensão econômica, e começa a valer a partir de abril

Foto: Prefeitura de Pelotas
Foto: Prefeitura de Pelotas

O Ministério da Saúde anunciou que o reajuste anual do preço dos medicamentos para 2024 será de 4,5%, o menor valor desde 2020.

Esse percentual não representa um aumento automático nos preços, mas sim um teto permitido de reajuste, visando proteger os consumidores de aumentos abusivos.

“Neste ano, a Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) limitou o aumento a este percentual de 4,5%. O Brasil hoje adota uma política de regulação de preços focada na proteção ao cidadão, estabelecendo sempre um teto para o percentual do aumento para proteger as pessoas e evitar aumentos abusivos de preço”, reforçou Carlos Gadelha, secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde da pasta.

O que você precisa saber:

1. Definição do índice:

  • O reajuste foi estabelecido pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) e começa a valer a partir de abril.
  • O percentual foi limitado a 4,5% para proteger os cidadãos e evitar aumentos excessivos.

2. Composição da CMED:

  • A CMED é composta pelos Ministérios da Saúde, Casa Civil, Justiça e Segurança Pública, Fazenda e Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
  • A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) atua como secretaria executiva.

O índice de reajuste é calculado levando em consideração diversos fatores, como a inflação dos últimos 12 meses (IPCA), a produtividade das indústrias farmacêuticas, custos não captados pela inflação (como câmbio e tarifa de energia elétrica) e a concorrência de mercado.

Este ano, o reajuste máximo foi equivalente ao índice da inflação