Chip

Implante cerebral devolve autonomia a paciente com ELA

Tecnologia permite que homem de 67 anos volte a usar o computador e tenha mais controle sobre sua vida.

Mark usa o computador com pensamento após um implante cerebral. Foto: CNN News/ Reprodução
Mark usa o computador com pensamento após um implante cerebral. Foto: CNN News/ Reprodução

Um cidadão norte-americano de 67 anos diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica (ELA) está experimentando uma nova vida após receber um implante cerebral. Mark, como foi identificado, é a décima pessoa no mundo a receber o chip cerebral da empresa Synchron em um ensaio clínico que estuda a interface cérebro-computador (BCI).

O que você precisa saber:

  • Mark, de 67 anos, tem esclerose lateral amiotrófica (ELA).
  • Ele recebeu um implante cerebral da empresa Synchron.
  • O chip permite que ele use o computador e tenha mais autonomia.
  • A tecnologia ainda está em fase de testes, mas os resultados são animadores.

Tecnologia inovadora:

O implante, chamado Stentrode, é um stent do tamanho de um clipe de papel com sensores de eletrodo que podem detectar a atividade elétrica cerebral. Esse dispositivo é capaz de ler as ondas cerebrais e traduzi-las em ações em um computador.

Cirurgia e recuperação:

O médico brasileiro Raul Nogueira, diretor do UPMC Stroke Institute, na Universidade de Pittsburgh (EUA), foi o responsável por implantar o stent no cérebro de Mark. A cirurgia foi realizada em agosto de 2023 e o paciente se recuperou bem.

Novas possibilidades:

Com o implante, Mark pode enviar notas relacionadas à saúde e jogar ping-pong no computador. Os pesquisadores acreditam que em breve, quando o BCI puder ser operado com maior capacidade, o paciente será capaz de realizar tarefas mais complexas, como enviar mensagens de texto e acessar plataformas de streaming.

Esperança para o futuro:

A tecnologia BCI ainda está em fase de testes, mas os resultados com Mark são animadores e oferecem esperança para pessoas com doenças neurodegenerativas como a ELA.