Programa Brasil Saudável

Doença de Chagas: desafios e perspectivas em 2024

Programa Brasil Saudável visa eliminar a doença como problema de saúde pública no Brasil até 2030

Brasil investe em pesquisa e luta pela eliminação da Doença de Chagas
Foto: Divulgação/Ministério da Saúde

No Dia Mundial da Doença de Chagas, que neste ano marca os 115 anos desde sua descoberta, o Brasil lança um esforço para eliminar a enfermidade como problema de saúde pública até 2030, por meio do programa Brasil Saudável. Essa iniciativa é um marco no enfrentamento dessa doença negligenciada, que representa um desafio significativo para a saúde pública em regiões afetadas.


O QUE VOCÊ PRECISA SABER

Brasil Saudável e a Eliminação da Doença: Lançado pelo Brasil, o programa Brasil Saudável concentra esforços de 14 ministérios para eliminar ou reduzir problemas de saúde, incluindo a doença de Chagas, até 2030.

Monitoramento e Ações de Vigilância: O Ministério da Saúde implementou o formulário de Chagas Crônica no sistema e-SUS Notifica para monitorar e avaliar as ações de vigilância em saúde relacionadas à doença de Chagas.

Tratamento e Acesso a Medicamentos: O ministério renegociou a compra de benznidazol, principal medicamento para tratamento da doença, e retomou a produção da formulação pediátrica, ampliando o acesso ao tratamento.


ALTA CONCENTRAÇÃO NA AMÉRICA LATINA

Impacto Regional: Com uma estimativa de 7 milhões de infectados em todo o mundo, a doença de Chagas tem uma concentração significativa de casos na América Latina, onde ocorrem cerca de 30 mil novos casos anualmente.

Fatores Contribuintes: A disseminação da doença é influenciada por diversos fatores, incluindo degradação ambiental, mudanças climáticas e condições socioeconômicas desfavoráveis.


INCENTIVO À PESQUISA

Investimentos em Pesquisa: O Ministério da Saúde financiou diversos projetos de pesquisa sobre a doença de Chagas, totalizando um investimento de R$ 85,7 milhões desde 2002.

Objetivos das Pesquisas: Essas pesquisas visam ampliar o acesso ao diagnóstico e tratamento da doença, além de contribuir para um melhor entendimento da enfermidade.


SOBRE A DOENÇA

Transmissão e Sintomas: Causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi e transmitida principalmente pelo inseto conhecido como “barbeiro”, a doença de Chagas pode ser assintomática por anos, mas pode levar a complicações cardíacas e digestivas graves se não for tratada.

Prevenção e Controle: As medidas de prevenção incluem controle de vetores, melhorias nas condições de moradia e saneamento básico, além de diagnóstico precoce e tratamento adequado.

Essa abordagem multidisciplinar é essencial para enfrentar os desafios apresentados pela doença de Chagas e alcançar a meta de sua eliminação como problema de saúde pública no Brasil até 2030