Falha na prevenção

Dengue no RJ: Defensoria cobra medidas urgentes após aumento de 1000% nos casos

Estado registra recorde de internações em 50 anos e municípios têm 15 dias para responder.

Defensoria no Rio vê falha na prevenção e cobra medidas contra dengue
Defensoria no Rio vê falha na prevenção e cobra medidas contra dengue - Foto: Agência Brasil

O aumento exponencial de casos de dengue no Rio de Janeiro em 2024, com um crescimento de quase 1000% em comparação com o ano anterior, levou a Defensoria Pública do Estado a enviar um ofício com recomendações urgentes a 83 cidades fluminenses. O objetivo é garantir a adequação e implementação dos planos de contingência para o combate às arboviroses, como a dengue, chikungunya e zika, transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

O que você precisa saber:

  • Aumento alarmante: Janeiro de 2024 teve mais de 17 mil casos de dengue no estado, contra 1,4 mil no mesmo período de 2023.
  • Falhas na prevenção: A defensoria aponta falhas na adoção de medidas coordenadas para prevenir a proliferação do mosquito, como visitas domiciliares insuficientes e controle ineficaz do vetor em áreas públicas.
  • Medidas urgentes: As cidades têm 15 dias para responder às solicitações da defensoria, que incluem:
    • Intensificação das ações de controle do mosquito;
    • Elaboração de relatórios estatísticos das ações de combate à dengue;
    • Melhoria na estrutura de atendimento à saúde para pacientes com dengue;
    • Criação de centros de hidratação para tratamento da doença.

Ações para conter a epidemia:

Reforço das medidas de prevenção: Ações de conscientização da população, visitas domiciliares frequentes e controle rigoroso do mosquito em áreas públicas são essenciais para conter a epidemia.

Investimentos em infraestrutura: Ampliação da capacidade de atendimento médico para pacientes com dengue, incluindo a criação de centros de hidratação, é crucial para minimizar os impactos da doença.

Mobilização social: Ações de mobilização social para conscientizar a população sobre a importância da prevenção da dengue são fundamentais para o sucesso das medidas de combate à doença