Quase 60

Rio de Janeiro registra sensação térmica recorde de 59,3°C

Cidade vive onda de calor com temperaturas acima de 40°C

Ipanema - Rio de Janeiro - Foto: Agência Brasil
Ipanema - Rio de Janeiro - Foto: Agência Brasil

O Rio de Janeiro registrou nesta sexta-feira (17) a sensação térmica recorde de 59,3°C, a maior da história da cidade. A medição foi realizada às 10h20 na Estação Meteorológica de Guaratiba, na zona oeste da cidade.

No momento da medição, a temperatura registrada na estação era de 41,4°C. A sensação térmica é um parâmetro que leva em consideração a temperatura e a umidade do ar.

O recorde anterior havia sido registrado na terça-feira (14), quando a sensação térmica chegou a 58,5°C.

Além da sensação térmica, a cidade também tem registrado temperaturas recorde. Na quinta-feira (16), os termômetros chegaram a marcar 42,6°C, a maior temperatura do ano. O recorde anterior era de domingo, com 42,5°C.

Preocupada com os efeitos do El Niño sobre o clima neste verão, a prefeitura do Rio anunciou um plano de resiliência nesta semana. Há expectativa de que o fenômeno climático cause temporais e mais temperaturas extremas nos próximos meses.

Com o calor em alta, a cidade teve um fim de semana e um feriado de praias lotadas nesta semana. Uma multidão tomou conta das areias da zona sul em busca de um alívio para a onda de calor no sábado e no domingo, e, com o feriado no meio da semana e sem enforcamentos, os cariocas foram em massa para a orla no 15 de Novembro.

No centro da cidade e nas periferias, quem precisava sair para trabalhar ou estudar, se refrescava como podia. No Complexo da Maré, na zona norte do Rio, piscinas de plástico montadas no meio da rua e chuveirões fizeram a festa de crianças, adolescentes e até adultos em meio à sensação térmica sufocante.

Previsão do Tempo no Rio de Janeiro nos próximos dias

No sábado (18/11), áreas de instabilidade em altos e médios níveis da atmosfera, reforçadas pelo calor, influenciarão o tempo na cidade do Rio de Janeiro, com previsão de pancadas de chuva moderada a forte a partir da noite. Os ventos estarão moderados, podendo haver rajadas fortes durante as pancadas. A chuva poderá passar de 6,4mm/15min.

No domingo (19/11), áreas de instabilidade em altos e médios níveis da atmosfera, associadas à passagem de uma frente fria no mar, influenciarão o tempo na cidade do Rio de Janeiro, com previsão de pancadas de chuva moderada a forte a qualquer momento do domingo (19/11), principalmente nos períodos da tarde/noite. Os ventos estarão moderados, podendo haver rajadas fortes durante as pancadas. A chuva poderá passar de 25mm/1 hora.

Na segunda-feira (20/11), a entrada de ventos úmidos manterá o tempo instável com previsão de chuva fraca a moderada de forma contínua ao longo do período. As temperaturas estarão em declínio. A chuva poderá passar de 10 mm/h e 100mm/24h.

Na terça-feira (21/11), o tempo ficará estável, com céu nublado a parcialmente nublado e sem previsão de chuva. Os ventos ficarão fracos a moderados e as temperaturas apresentarão elevação.