Justa Homenagem

Estátua em homenagem a Betinho será inaugurada no Rio de Janeiro

Monumento será instalado na Praia de Botafogo e faz referência à fábula do beija-flor

megaloterias
Projeto da estátua, criada pelo artista Edgard Duvivier, já está pronto e faz referência a fábula do beija-flor - Divulgação/Ação da Cidadania
Projeto da estátua, criada pelo artista Edgard Duvivier, já está pronto e faz referência a fábula do beija-flor - Divulgação/Ação da Cidadania

a

O Rio de Janeiro vai ganhar uma estátua em homenagem a Herbert de Souza, o Betinho, fundador da Ação da Cidadania. A inauguração está prevista para março de 2024.

O que você precisa saber:

  • Uma estátua em homenagem a Betinho será inaugurada no Rio de Janeiro em março de 2024.
  • O monumento será instalado na Praia de Botafogo, zona sul da cidade.
  • A escultura faz referência à fábula do beija-flor, que Betinho contava.
  • A imagem terá o custo de R$ 200 mil e a ONG busca um patrocinador.

A estátua, criada pelo artista Edgard Duvivier, terá Betinho sentado com um beija-flor na mão. O monumento será cercado por arbustos e árvores, dando a entender que ele está recriando a fábula do beija-flor, que fala de solidariedade. Na história, o pássaro é questionado ao tentar apagar um incêndio na floresta levando água no bico. Ele tem consciência de que sozinho não consegue, mas dá o exemplo que se cada animal da floresta fizer a sua parte, o fogo vai cessar.

O bairro escolhido para abrigar a escultura foi o local que Betinho viveu até o fim da vida. Lá também fundou o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) e a Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS (Abia).

Em 1993, o sociólogo criou o Ação Cidadania, maior movimento social contra a fome no país. Ele inovou ao convocar o país inteiro a assumir um papel ativo no combate à fome. Desde então, a ONG já ajudou mais de 26 milhões de pessoas e distribuiu 55 mil quilos de alimentos.

Até o final do ano, a entidade está recebendo doações para o Natal sem Fome, a maior campanha de arrecadação solidária de alimentos da América Latina. A expectativa deste ano é distribuir 2 mil toneladas de alimentos em todo o país com o apoio de grandes empresas.

megaloterias
megaloterias