Orgulho

28ª Parada do Orgulho LGBTI+ Rio celebra conquistas e luta contra retrocessos

Marcha deve reunir milhares de pessoas na praia de Copacabana, no dia 19 de novembro

Parada LGBT do Rio irá às ruas contra retrocesso em direitos
Foto: Marcello Camargo - Agência Brasil

Rio de Janeiro, 19 de outubro de 2023 – A 28ª Parada do Orgulho LGBTI+ Rio será realizada no dia 19 de novembro, na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. O evento pretende reunir milhares de pessoas para celebrar as conquistas da comunidade LGBTQIA+ e lutar contra retrocessos.

O tema da marcha deste ano é “O amor, a cidadania e a luta LGBTI+ jamais vão recuar”. A escolha do tema reflete a preocupação da comunidade com o aumento da violência e da intolerância contra pessoas LGBTQIA+ no Brasil.

De acordo com o Relatório de Mortes Violentas de LGBT+ no Brasil ocorridas em 2021, do Grupo Gay da Bahia, 300 LGBT+ sofreram morte violenta no país em 2021, número que representa 8% a mais do que no ano anterior.

Este mês, a Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que proíbe o casamento entre pessoas do mesmo sexo. O projeto ainda precisa ser aprovado pelo plenário da Câmara e pelo Senado.

A Parada do Orgulho LGBTI+ Rio é organizada há 28 anos pela organização não governamental (ONG) Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT. É considerada o terceiro maior evento da cidade e a primeira parada do Brasil.

A marcha terá início às 11h, com concentração no Posto 5, na praia de Copacabana. O evento contará com shows, apresentações artísticas, discursos e atividades educativas.

Resumo dos principais pontos da notícia:

  • A 28ª Parada do Orgulho LGBTI+ Rio será realizada no dia 19 de novembro, na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.
  • O tema da marcha deste ano é “O amor, a cidadania e a luta LGBTI+ jamais vão recuar”.
  • A marcha pretende reunir milhares de pessoas para celebrar as conquistas da comunidade LGBTQIA+ e lutar contra retrocessos.
  • O aumento da violência e da intolerância contra pessoas LGBTQIA+ no Brasil é uma preocupação da comunidade.
  • A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que proíbe o casamento entre pessoas do mesmo sexo.
  • A Parada do Orgulho LGBTI+ Rio é organizada há 28 anos pela ONG Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT.