Lula in Rio

Lula visita quilombo da Marambaia e destaca importância dos remanescentes de escravos

Presidente esteve no Rio de Janeiro durante recesso de fim de ano

megaloterias
Lula visita quilombo da Marambaia e destaca importância dos remanescentes de escravos
Lula - Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou o quilombo da Marambaia, em Mangaratiba (RJ), nesta quarta-feira (3). Durante a visita, Lula destacou a importância dos quilombos para os descendentes de escravizados e afirmou que estava ali para aprender.

O que você precisa saber:

  • Lula visitou o quilombo da Marambaia, no Rio de Janeiro, durante seu recesso de fim de ano.
  • O presidente destacou a importância dos quilombos para os descendentes de escravizados.
  • Lula afirmou que estava ali para aprender sobre a história e cultura do quilombo.
Lula visita quilombo da Marambaia e destaca importância dos remanescentes de escravos

Lula chegou ao quilombo por volta das 10h da manhã e foi recebido por moradores da comunidade. Durante a visita, o presidente conversou com os moradores sobre a história e cultura do quilombo.

Em um discurso aos moradores, Lula destacou a importância dos quilombos como “lugares sagrados” para as pessoas descendentes de escravizados. “Estou visitando um lugar sagrado para os descendentes de escravos que vieram para o Brasil”, disse. “A verdade é que isso aqui é a marca triste de um momento histórico do Brasil. Isso é um período que a gente não pode esquecer nunca, porque é do não esquecimento que a gente vai construindo a história do Brasil do jeito que ela é.”

O presidente também acrescentou que a visita tinha como objetivo conversar com os moradores do quilombo para saber se está tudo bem e o que falta fazer no local. “Nós temos que aproveitar o momento histórico que nós vivemos no Brasil para tentar recuperar definitivamente não apenas a história verdadeira, mas os direitos plenos das pessoas”, disse.

De recesso desde o dia 26 de dezembro, Lula adiou sua volta à Brasília para visitar o quilombo e volta às atividades presidenciais nesta quinta-feira (4).

Quilombo da Marambaia

O quilombo da Marambaia é um dos quilombos mais tradicionais do país. Localizado em uma área onde foi ponto de abrigo e resistência de pessoas negras traficadas da África para o Brasil, o quilombo guarda costumes da herança africana e promove diversas atividades culturais.

Ele está localizado no mesmo lugar em que fica a base da Marinha, local escolhido por Lula para passar o recesso de fim de ano. Em 2015, após uma disputa judicial com o braço das Forças Armadas, que durou mais de 10 anos, a comunidade recebeu a titulação de terra reconhecida pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

megaloterias
megaloterias