Favela Mundo

Crianças recebem tradicional visita de Papais Noéis negros em comunidades do Rio de Janeiro

As festas, organizadas pela ONG Favela Mundo, acontecem na Cidade de Deus, na Rocinha e no Caju, e contam com apoio da concessionária Lamsa; ator e diretor Rodrigo França marca presença como o bom velhinho

megaloterias
Crianças recebem tradicional visita de Papais Noéis negros em comunidades do Rio
Divulgação

Três comunidades das zonas Norte, Sul e Oeste do Rio de Janeiro terão a tradicional festa de Natal com a presença de papais noéis negros. O evento, organizado pela ONG Favela Mundo, conta com o apoio da Lamsa. O ator e diretor Rodrigo França, o escritor Ricardo Jaheem e o dançarino e capoeirista Felipe Canela estarão vestidos com o famoso traje vermelho e branco.

No dia 11 de dezembro, a Cidade de Deus, na Zona Oeste, receberá o ator e diretor Rodrigo França como Papai Noel. Já no dia 13, a Rocinha terá a presença do escritor Ricardo Jaheem. No dia 14, quem comanda a festa é o dançarino e capoeirista Felipe Canela.

Além de alegria e diversão, a criançada será presenteada com livros para aprofundar a leitura e promover o conhecimento entre os jovens das comunidades.

O artista Rodrigo França, reconhecido por sua defesa da representatividade e da beleza negra, destaca a relevância dos eventos para as crianças das comunidades:

“Poder presentear com a representatividade que não tive, me estima a ser um Papai Noel negro. Precisamos, cada vez mais, trazer exemplificações positivas, mesmo lúdicas. Isto cria uma imagética poderosa de autoestima para cada criança negra, pois somos beleza, inteligência e potência”, afirma.

A escolha de Papais Noéis negros segue uma tradição da ONG, reforçando a importância da representatividade para as crianças das comunidades. Segundo pesquisa do Instituto Locomotiva, em parceria com o Data Favela e a Central Única das Favelas (Cufa), 67% da população que reside em favelas é negra.

Confira a programação completa:

Cidade de Deus
Data: 11/12
Horário: A partir das 10h
Local: EDI Sra. Perciliana de Alvarenga, rua Moisés, sem número

Rocinha
Data: 13/12
Horário: A partir das 14h
Local: Biblioteca Parque da Rocinha, Estr. da Gávea, 454

Caju
Data: 14/12
Horário: A partir das 10h
Local: Quadra da Manilha, Av. Leão XIII, 40

megaloterias
megaloterias