Fique Atento

Chuva no Rio: Governo do Estado lança boletim meteorológico em tempo real

Previsão do tempo será atualizada a cada duas horas para todas as regiões do estado

megaloterias
Centro de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ). Imagem: Ernesto Carriço.
Centro de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ). Imagem: Ernesto Carriço.

DC – Rio de Janeiro – A partir deste domingo (21/01), o Governo do Estado do Rio de Janeiro passa a emitir um boletim meteorológico em tempo real em sua rede social X. A previsão do tempo será atualizada a cada duas horas de acordo com os dados enviados pelo Centro de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ).

O que você precisa saber:

  • O boletim meteorológico será emitido a cada duas horas para todas as regiões do Estado do Rio de Janeiro.
  • Os dados serão fornecidos pelo Cemaden-RJ, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Defesa Civil.
  • A medida tem como objetivo antecipar possíveis danos causados pelo mau tempo e acelerar o tempo de resposta das ações de emergência.

O boletim meteorológico será dividido por regiões e bacias hidrográficas, destacando os municípios com maior risco de temporal. As informações serão enviadas para a população por meio da rede social X, que conta com mais de 2 milhões de seguidores.

O governador Cláudio Castro destacou a importância da medida para minimizar os impactos das chuvas. “O acesso a esses dados é de suma importância para minimizarmos alguns impactos ocorridos pelas chuvas e trazer mais segurança à população, como também às prefeituras e os veículos de comunicação”, afirmou.

O diretor do Cemaden-RJ, coronel bombeiro militar José Carlos Fernandes Torres, explicou que a equipe do órgão conta com 25 pessoas, incluindo geólogos, meteorologistas, hidrólogos e bombeiros militares. “O nosso papel é atuar na precaução e na previsão de possíveis desastres naturais”, disse.

megaloterias
megaloterias