Luto

Ziraldo morre aos 91 Anos no Rio de Janeiro

Ícone da literatura infantil e ativista político, Ziraldo falece em seu apartamento no Rio de Janeiro.

Criador do Menino Maluquinho, Ziraldo morre aos 91 anos, no Rio de Janeiro - Foto: Ag Brasil
Criador do Menino Maluquinho, Ziraldo morre aos 91 anos, no Rio de Janeiro - Foto: Ag Brasil

O renomado desenhista e escritor Ziraldo, conhecido por criar personagens icônicos como “O Menino Maluquinho” e “Turma do Pererê”, faleceu aos 91 anos em seu apartamento na Lagoa, Zona Sul do Rio de Janeiro, neste sábado (6). Sua família confirmou o falecimento do artista, que também foi chargista, caricaturista e jornalista, destacando-se como um dos fundadores do jornal “O Pasquim” nos anos 1960, importante veículo de oposição à ditadura militar no Brasil.

O que você precisa saber:

Vida e Carreira

  • Infância em Minas Gerais: Ziraldo nasceu em Caratinga, Minas Gerais, em 1932, e desde cedo mostrou talento artístico, publicando seu primeiro desenho aos seis anos.
  • Contribuições Artísticas: Ao longo de sua carreira, Ziraldo colaborou com diversos veículos, como “O Cruzeiro” e “Jornal do Brasil”, destacando-se com charges políticas e cartuns.
Ziraldo foi desenhista, chargista e escritor. Foto: Reprodução
Ziraldo foi desenhista, chargista e escritor. Foto: Reprodução

Legado Artístico

  • Turma do Pererê: Na década de 1960, Ziraldo obteve reconhecimento como autor de histórias em quadrinhos com a revista da “Turma do Pererê”, explorando o folclore brasileiro.
  • “O Menino Maluquinho”: Seu maior sucesso veio em 1980 com a publicação de “O Menino Maluquinho”, obra que se tornou um fenômeno editorial no Brasil.

Ativismo Político

  • Resistência à Ditadura: Ziraldo foi um importante ativista político, lutando pela democracia durante a ditadura militar, enfrentando censura e detenções devido a suas posições políticas.
  • Legado e Impacto: Mesmo após a redemocratização, Ziraldo continuou a influenciar a cultura brasileira, deixando um legado duradouro no cenário literário e editorial do país.

Ziraldo deixa um legado artístico e político que transcende gerações, marcando uma era na cultura brasileira e influenciando o panorama literário nacional. Sua contribuição para a literatura infantil e sua luta pela democracia são parte fundamental da história do Brasil.