VLT chega ao Terminal Intermodal Gentileza no Rio de Janeiro

Novo terminal deve ser inaugurado em janeiro e vai integrar VLT, BRT e ônibus

Terminal fará a integração do BRT Transbrasil com linhas de ônibus regulares e o VLT - Marcos de Paula/Prefeitura do Rio
Terminal fará a integração do BRT Transbrasil com linhas de ônibus regulares e o VLT - Marcos de Paula/Prefeitura do Rio

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, participou neste sábado (23/12) da primeira viagem-teste do VLT ao Terminal Intermodal Gentileza (TIG), que está na reta final de construção na região do Gasômetro. O novo terminal deve ser inaugurado em janeiro e vai integrar VLT, BRT e ônibus.

O que você precisa saber:

  • O VLT chegou ao Terminal Intermodal Gentileza no Rio, que deve ser inaugurado em janeiro.
  • O terminal vai integrar VLT, BRT e ônibus.
  • A estimativa é que mais de 130 mil pessoas passem pelo terminal todos os dias.

O trem saiu do Centro Integrado de Operação e Manutenção do VLT Carioca (CIOM), na Gamboa, em direção ao terminal. Com a chegada do novo integrador, o VLT teve o trilho estendido em 700 metros até a área do novo terminal e o acréscimo de mais uma linha que fará o trajeto TIG-Praça XV. A operação também vai contar com a linha 1, que ligará o TIG ao Aeroporto Santos Dumont. Ao todo, serão quatro linhas do sistema VLT na cidade do Rio.

Além de integrar duas linhas do VLT, o TIG receberá o BRT Transbrasil e linhas de ônibus regulares. A estimativa é que mais de 130 mil pessoas passem pelo terminal todos os dias.

O investimento da Prefeitura é de R$ 250 milhões para a implementação do projeto, iniciado em 2022, que está agora em sua fase final para o início da operação em janeiro. As obras estão com 95% de avanço e seguem com os acabamentos do prédio do terminal e entorno, instalações elétricas e da infraestrutura das lojas internas.

O nome e o projeto do terminal fazem referência a José Datrino, o Profeta Gentileza. Ele ficou conhecido pelas inscrições que eternizou nas colunas dos viadutos do Gasômetro e da Perimetral. A mais famosa delas é a frase “Gentileza gera Gentileza”, que hoje estampa camisetas e vários objetos, e também estará nas paredes do TIG.