UNICEF e Silatech levarão jovem do Rio de Janeiro a evento paralelo da Assembleia Geral das Nações Unidas

Winner Happy de Assis Cajueiro, 22 anos, participará de encontro sobre trabalho remoto e empoderamento. Ele trabalha na operadora Claro e representa os jovens beneficiados pela atuação da empresa na iniciativa Um Milhão de Oportunidades (1MiO), do UNICEF

O Fundo das Nações Unidas para a Infância no Brasil (UNICEF) e Silatech levarão o jovem Winner Happy de Assis Cajueiro, 22 anos, a um evento paralelo da 78ª edição da Assembleia Geral das Nações Unidas, com foco em trabalho remoto e empoderamento econômico jovem, na sede da ONU em Nova York, EUA, em 17 de setembro. 

O evento paralelo acontecerá durante o Fim de Semana de Ação dos ODS, organizado pela Silatech em colaboração com a Missão Permanente do Catar nas Nações Unidas, a Missão Permanente de Marrocos nas Nações Unidas e a Organização Internacional do Trabalho (OIT). 
 
Winner Happy é da Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, Brasil. O jovem enfrentou desafios na infância e adolescência para se manter na escola, mas conseguiu superá-los. Ele concluiu o ensino médio técnico-profissionalizante em telecomunicações, por meio do Projeto Dupla Escola, uma parceria entre o Instituto Claro e a Secretaria de Educação do Rio de Janeiro que possibilita conciliar o ensino médio regular com treinamento técnico em telecomunicações. Em seguida, ingressou na Universidade Unicesumar para estudar rede de computadores. E conseguiu um trabalho na Claro Telecomunicações, como Analista de Redes Móveis, e representa os jovens beneficiados pela atuação da empresa na iniciativa 1MiO liderada pelo UNICEF no Brasil, um projeto conjunto com a Silatech e Instituto Claro, visando a colocação de jovens e conectada com a iniciativa global GenU (Generation Unlimited). 

“As principais vantagens que vejo em trabalhar online incluem evitar o tráfego caótico e o transporte público em minha cidade, minimizar a exposição à violência armada na área e ter a oportunidade de conciliar minha educação com um emprego que proporciona uma renda estável”, diz Winner Happy. No painel “Desbloqueando Potencial: O Poder do Trabalho Remoto no Empoderamento Econômico de Jovens Vulneráveis”, Winner Happy terá a oportunidade de partilhar a sua experiência e o impacto positivo que esse trabalho proporcionou na sua vida pessoal e profissional. 

O evento também abordará questões-chave relacionadas com a redução da pobreza, a criação de emprego e a promoção do trabalho digno para os jovens na economia digital. Além disso, a sessão explorará estratégias e melhores práticas para a criação de empregos produtivos e trabalho digno na economia digital, com foco nos jovens marginalizados, nos refugiados e nas mulheres em áreas de conflito. 

“A necessidade de expandir a proteção social como uma ferramenta chave para combater a pobreza, as desigualdades e fortalecer a coesão social tem aumentado. Nesse momento econômico desafiador, o trabalho remoto pode representar uma solução para empoderar economicamente os jovens. Esse modelo de trabalho oferece às pessoas a oportunidade de trabalhar de qualquer lugar, a qualquer momento, e oferece uma alternativa ao emprego tradicional, especialmente para jovens que vivem em municípios onde as oportunidades no mundo do trabalho são mais limitadas”, afirma Mário Volpi, chefe de desenvolvimento e participação de adolescentes do UNICEF no Brasil. 

Com o apoio de parceiros nacionais e internacionais como o Instituto Claro e a Silatech, o UNICEF Brasil trabalha para criar oportunidades de transição positiva para o mundo do trabalho decente para adolescentes e jovens, em especial aqueles em situação de vulnerabilidade. 

Em dois anos de parceria com o UNICEF e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) na iniciativa Um Milhão de Oportunidades (1MiO), a Claro e as empresas do grupo, Brasil Center e Global Hitss, contrataram mais de 6 mil jovens e tiveram mais de 11 mil vagas divulgadas na plataforma do 1MiO. Para Daniely Gomiero, diretora de Desenvolvimento Humano e Organizacional, Cultura e Sustentabilidade da Claro e vice-presidente de Projetos do Instituto Claro, a trajetória do estudante reflete a importância de fomentar iniciativas que proporcionem não apenas acesso à educação, mas que facilitem também a entrada desses jovens no mercado de trabalho.  
 
“A Claro e o Instituto Claro têm, há anos, um compromisso com a empregabilidade jovem principalmente em contextos de vulnerabilidade social. Temos investido, de forma consistente e recorrente, em ações que contribuem para preparar estudantes para a vida professional, como o Dupla Escola, desenvolvido pelo Instituto Claro para oferecer formação técnico-profissionalizante para estudantes do Rio de Janeiro; e também participamos ativamente de programas como o 1MiO, em parceria com o UNICEF. Já tivemos até agosto, 6.699 jovens contratados por meio da iniciativa”, conta, Daniely.  

Um Milhão de Oportunidades – Lançada em 2020, a iniciativa Um Milhão de Oportunidades (1MiO), do UNICEF, é a maior articulação pela juventude do Brasil, reunindo organizações das Nações Unidas, governos, setor privado e sociedade civil para criar oportunidades de educação de qualidade, conectividade, formação de competências digitais e participação cidadã, capacitação profissional, aprendiz, estágio e emprego para adolescentes e jovens (14 a 29 anos) em situação de vulnerabilidade. O 1MiO é parte do programa global Generation Unlimited, aprovado pela Assembleia Geral da ONU, em setembro de 2018. Conheça mais em 1mio.com.br. Para desenvolver a iniciativa, o UNICEF no Brasil conta com parceiros internacionais e nacionais, como Instituto Claro e Silatech. 

Sobre o UNICEF

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos. Saiba mais acessando o site oficial e acompanhe as ações da organização no FacebookTwitterInstagramYouTube e LinkedIn.