Rio de Janeiro

Terceira edição do Rio Innovation Week começa nesta terça

Evento acontece no Píer Mauá e tem entre os palestrantes nomes como Marc Randolph, Alex Osterwalder, Graça Machel, Tanya O'Callaghan e Anitta

Começa nesta terça-feira, dia 03/10, no Píer Mauá, numa área de 60 mil metros quadrados, a terceira edição do Rio Innovation Week, considerado a maior conferência global de Inovação e Tecnologia. A agenda, que vai até sexta-feira, dia 06, com 30 conferências simultâneas, a presença de cerca de 2.000 palestrantes, 350 empresas expositoras, mais de 2.000 startups, debates sobre o futuro de diferentes segmentos que movem a economia e indicam o comportamento da sociedade, em 60 mil metros quadrados e expectativa de público superior a 130 mil pessoas.

Às 15h, acontece a abertura oficial com a presença de autoridades.

O Rio Innovation Week trará para o mesmo espaço diversos segmentos de mercado que hoje tem seu futuro baseado na inovação e tecnologia. Essa integração e complementaridade é um importante ativo do evento. O público é também composto por profissionais de diferentes posições, incluindo iniciativa privada, academia, governo, empreendedores, investidores, instituições de pesquisa e profissionais especializados.

Nesta terça-feira, acontece a palestra do diretor e produtor da séria de língua inglesa mais assistida na Netflix, KondZilla: “Do Funk ao Futuro: Tecnologia e Inovação na Construção de Novas Realidades”, às 11h, na Plenária RIW. No mesmo dia, às 13h, no Palco Conecta Varejo, a embaixadora do RIW e presidente da G2 Capital, Camila Farani, fala no painel “Negociando com Tubarões”.

Antes, às 10h, tem abertura oficial do Palco Cities of Tomorrow, com debate do papel da tecnologia e da inovação nas cidades, visando melhorar a qualidade de vida dos seus habitantes, otimizar o uso dos recursos naturais, reduzir o impacto ambiental e promover o desenvolvimento econômico e social, com Robert Janssen, da OBr.global, e Tatiana Roque, Secretária de Ciência e Tecnologia da Prefeitura do Rio de Janeiro. No mesmo horário, no Palco RIW IA & Meta Mundo, Chicão Bulhões, Secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação da Prefeitura do Rio de Janeiro, faz palestra com o tema “Inteligência Artificial, Inovação e Espaços urbanos – o caso Porto Maravalley”.

O Palco Conecta Varejo apresenta às 11h, Marcelo Freixo, presidente do Instituto Brasileiro de Turismo e o ator e humorista Fábio Porchat falando sobre “Turismo 4.0: Conectando culturas e inovação”.

Às 12h, no Palco Impact For Change, Rene Silva, CEO da Voz das Comunidades,

Tatiana Roque, Secretária de Ciência e Tecnologia da Prefeitura do Rio de Janeiro, e o ator e apresentador do Greg News, Gregorio Duvivier, debatem o tema “O Futuro das Notícias e a Transformação das Mídias Digitais”,

Às 12h30, na Arena Health Tech, Felipe Maruyama, Diretor de operações, programas e projetos do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (CIETEC), Alessandra Siqueira, Coordenadora do Instituto Nacional do Câncer/ Ministério da Saúde, e Samantha França, Diretora médica da Pronep Life Care | Sodexo, debatem o tema “One Health: A integração da sociedade, meio ambiente e equipes multidisciplinares para um cuidado integrado da saúde”.
 

Também às 12h30m, na Plenária RIW, Nathalia Arcuri, criadora do MePoupe – canal pioneiro no entretenimento financeiro e maior do ramo no mundo, compartilha sua história na palestra “MePoupe: uma trajetória de inovação transcendendo as finanças”.

Às 14h30, Palco AgroRIW Tech, acontece a palestra “Turismo rural e a interiorização da oferta turística”, com Pablo Kling, Diretor de marketing da Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro – TurisRio.

Às 17h, no Palco Sociedade 5.0, Rodrigo Baggio, CEO da Glocal Experience, Vítor Coff Del Rey, Presidente do Instituto Guetto, Anapuaka Tupinambá, Fundador da Rádio Yandê – Yby Festival – Mani Bank, e Christel Scholten, Diretora Executiva da Reos Partners Brasil, falam sobre “GLOCAL – Cenários para o Rio 2030”.

Às 17h30, no Palco Orla, Chico Brown, filho do cantor e compositor Carlinhos Brown e artista da ChicoBrown.com.br, e Ondjaki, Diretor criativo da Kacimbo, se apresentam no programa Back2Black – a música e a poesia.

Às 21h, no Palco Flutuante Sesc | Setur, um show com o cantor Toni Garrido, encerra o primeiro dia do Rio Innovation Week 2023.

No decorrer da semana, outros nomes como Marc Randolph, fundador da NetFlix; Alex Osterwalder, idealizador do “Business Model Canvas”; Tanya O’Callaghan, baixista da banda Whitesnake, empreendedora e co-host do projeto Highway to Health; Graça Machel, considerada uma das mais importantes ativistas africanas, a ex-primeira-dama da África do Sul e viúva de Nelson Mandela; Aaron Ross, autor do livro “Receita Previsível”; e a cantora, compositora e empresária Anitta farão palestras no RIW.

RIO INNOVATION WEEK – Novembro 2023

  • Data: 03 a 06 de outubro (terça a sexta-feira)
  • Horário: das 10h às 21h
  • Local:Píer Mauá – Praça Mauá S/N

Rio Innovation Week – Outubro de 2023

O Rio Innovation conta com a parceria estratégica do Governo do Estado do Rio de Janeiro, do Ministério de Ciência e Tecnologia e Inovação, Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ministério da Educação, Ministério da Cultura, Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (SMCT), Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (SETUR) e Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

Patrocínio máster do Prezunic, CNC e Cedae. Patrocínio máster cultural da Eletrobras. Patrocínio Ouro da Stellantis e Finep. Patrocínio Prata da GWM, Petrobras, Eneva e TicketLog e Patrocínio Bronze de Bayer, Grupo Boticário, Montreal e FNT Telecomunicações, e parceria institucional do Sesc RJ e Senac RJ.

Conta também com patrocínio de incentivo ao esporte da Light e secretaria de Esporte e Lazer do Governo do Estado do Rio de Janeiro.