Senac Rio Summit: programação apresenta tendências de tecnologia

Palestras de grandes nomes do setor, experiências imersivas, competições e atrações culturais integram o festival gratuito, que deve levar mais de 12 mil pessoas ao Expomag, de 11 a 15 de setembro

Senac Rio Summit, festival gratuito de Inovação, Tecnologia, Empregabilidade e Empreendedorismo, entre os dias 11 e 15 de setembro, no Expomag, na Cidade Nova,terá palestras e painéis com profissionais das principais empresas de tecnologia mundiais, além de estudiosos do futuro do trabalho e de tendências. Serão duas arenas e diversos espaços em que os participantes poderão participar de debates, diálogos, orientações personalizadas e atividades imersivas, além de programação cultural. Estão confirmados executivos de empresas como Microsoft, Google Cloud, Semantix, Vale, entre vários outros. A programação completa do evento está disponível no site www.senacriosummit.com.br e pelo aplicativo exclusivo. No app também é possível selecionar os temas de interesse para criar uma jornada personalizada no evento, assistir a transmissão online do festival e obter mais informações sobre os palestrantes.     

O Senac Rio Summit é promovido pelo Senac RJ em parceria institucional com a Fecomércio RJ e o Sesc RJ, patrocínio do Sebrae, do Senac Departamento Nacional e da Invest.Rio, agência de atração e promoção de investimentos da Prefeitura do Rio de Janeiro, e apoio do Web Summit Rio e da Caixa. A primeira edição do evento pretende reunir mais de 12 mil pessoas, entre estudantes de ensino médio e técnico, universitários, micro e pequenos empresários, participantes de programa sociais, educadores e agentes sociais. Com o mote “O futuro do trabalho é aqui e agora”, o objetivo é contribuir para a inclusão digital, atrair e desenvolver os futuros profissionais que atuarão no ecossistema de Tecnologia e Inovação que está sendo criado no Rio de Janeiro. Serão mais de 200 palestrantes, em quatro espaços de conteúdo, com mais de 150 programações e 140 horas de atividades imersivas.

Arena Inspira – Entre os destaques da programação na Arena Inspira, a principal do evento, está o diretor de Inteligência Artificial da IBM América Latina, que ministra a palestra IA no Centro de Tudo na segunda-feira, dia 11, às 11h30. No mesmo dia, às 12h15, é a vez do diretor de Educação da Microsoft Brasil, Fernando Cruz, ministrar a palestra “Preparando os Estudantes para o Futuro”. Às 13h, o Sales Director da Semantix, João Paulo Tavares, aborda “Melhorando o Uso da IA para Gerar mais Negócios no Varejo”. Às 15h15 é a vez da IOS engineer Karol Attekita que vai ministrar a palestra “Carreiras e Tendências para programadores: onde estão as oportunidades?”.  

Já na terça, 12, às 10h, a palestra é “Desbloqueando o Poder da Inovação Corporativa”, com a Global Tech Business Director da Vale, Vânia Neves. Às 12h15, o head de Learning Google Cloud América Latina, Fabio La Selva, aborda o tema “A Força de Trabalho do Futuro da Tecnologia” e, às 13h45, o fundador da MOL, Alex Bretas, apresenta “Técnicas Não Convencionais para Aprender a Aprender”. A futurista Rosa Alegria ministra a palestra “O Futuro é Plural: de Vítimas a Cocriadores”, às 14h30. Às 15h15, a CEO da Programaria, Iana Chan, fala sobre o tema “#MaisDiversidadeNaTecnologia: Construindo um Futuro para Todas as Pessoas”. A vice-presidente de Vendas para Governo, Saúde e Educação da Microsoft, Alessandra Karine, fala no painel “Desafios e Oportunidades para Mulheres na Área Tech e na Estratégia de Negócios”.  O assessor do Sesc RJ e do Senac RJ Gabriel Chalita aborda o tema “Sem Medo de Ser Protagonista – Os Novos Caminhos nos Novos Conceitos de Mundo do Trabalho”, às 16h45.  

Na quarta-feira, 13, às 10h45, é a vez do fundador do Cappra Institute, Ricardo Cappra, com a palestra “Desenvolvendo o pensamento analítico”. Às 13h45, o CEO da TM20 Branding, Eduardo Tomiya, fala sobre “Branding e Valor do Acionista”. A secretária de Ciência e Tecnologia da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, Tatiana Roque, ministrando a palestra “O Futuro de Empreendedores e Profissionais do Mercado de Tecnologia no Rio de Janeiro”, às 16h45. No dia 14, quinta-feira, o técnico de vôlei do Sesc RJ, Bernardinho, fala sobre “Liderança para transformar o mundo”, às 16h. Já o profissional de Tecnologia do Carnaval, Alan Carvalho, conta os “Segredos da Criatividade para Transformar o Mundo”, às 16h45.  

Já na sexta-feira, 15, o designer de aprendizagem Edu Valladares aborda “Educação Socioemocional se Aprende”, às 10h. Às 11h30, o gestor esportivo Giovane Gávio fala sobre o tema “Trilhando o Caminho da Disciplina e Excelência: Rumo ao Sucesso Profissional”. A head de design da Electrolux América Latina, Clarissa Biolchini, questiona “O que é Design de Serviços”, às 13h45. A secretária municipal de Políticas e Promoção da Mulher da Prefeitura do Rio, Joyce Trindade, fala sobre a “Contribuição Feminina na Inovação”, às 14h30.  

Arena Desperta – A Arena Desperta vai apresentar assuntos como orientação vocacional e progressão de carreira, com conteúdo voltado para o desenvolvimento habilidades técnicas e pessoais. No dia 11, às 16h45, a diretora criativa da Superuber, Liana Brazil, fala sobre o tema “Arquitetura de Novos Mundos: Inspirações para a Virtualização do Planeta”. No dia 12, às 10h, a fundadora e CEO da UpTalent, Mariana Reis, ministra a palestra “Pilares em Gestão de Carreira”. No dia 12, o artista visual, fotógrafo e escritor Pedro Garcia, conhecido pelo perfil Cartiê Bressão, ministra a palestra “Imaginação Artificial”, às 16h45. A diretora global de Inclusão e Diversidade da CGG, Gabrielle Botelho, é um dos destaques do dia 13, às 10h, quando ministra a palestra “IDEA: Como promover um ambiente mais inclusivo”.  No dia 14, às 14h30, o tema é “Futur.e Me”, com Ana Carnaúba, da Partner. A head of Market Intelligence da Due Comunicação e Mídia, Fática Rendeiro, fala sobre “Além das Curtidas: estratégias para mídias e redes sociais” no dia 15, às 14h30.  

Elas na Tecnologia – Já o espaço Elas Na Tecnologia irá apresentar palestras e mesas-redondas com mulheres profissionais do mercado de inovação e tecnologia, para discutir oportunidades e caminhos de carreira para quem pretende atuar nesse setor. No dia 11, às 14h, a gerente de Tecnologia da Informação da Sotrequ, Verusca Bacellar, participa do painel Liderança Feminina em Grandes Empresas. A CIO Latam da Anglo American, Siham Hassan, participa do painel “A Busca Por Equidade: Representatividade, Remuneração e Ampliação de Espaços”, no dia 12, às 14h30. 

Com a curadoria baseada no projeto Mulheres Plurais, o Sesc RJ participa de dois painéis no Elas na Tecnologia. No dia 11, às 11h, “O virtual como território e o sincretismo como tecnologia”, Obirin Odara e Luísa Calixto, do Studio Krya, trarão um bate-papo sobre como, diante da colonialidade, o território físico adentra o virtual e apresenta antigos e novos desafios para as populações negra, indígena e periférica. Já no dia 15, às 14h, o painel “Mulheres, mídias e questões sociais” trará o relato da experiência do PluralPod, um  podcast  realizado no Sesc Ramos e vai discutir a construção de gênero na sociedade como pano de fundo para o debate na perspectiva do feminismo preto. 

Desafios – Alguns desafios serão lançados no Senac Rio Summit como o Impactando Futuros, em parceria com o Web Summit Rio, a Olimpíada Digital Senac, voltada às escolas de ensino médio, e a Maratona CiberEducação, em parceria com a Cisco Networking Academy. 

Sebrae Facilita – No Sebrae Facilita, espaço voltado para empreendedores que querem escalar seus negócios, serão abordados temas como “Carreira Em Tempos De Hiperconexão”, “Como Criar Negócios Que Resolvem Problemas Da Sociedade”, “Afro-Empreendedorismo: Potência, História e Resistência”, “Transformação Digital Para Pequenos Negócios”, “Como Construir Um Pitch Do Modo Do Vale Do Silicio”, “Como Manter Um Time Engajado?”, “Criando Vitrines De Sucesso”, “Branding E Propósito Na Humanização Da Moda”, “Empreendedorismo Feminino: Seja Líder Do Seu Próprio Negócio”, “Caro Ou Barato: Meu Produto Tem O Preço Certo?”, “Produção Audiovisual Negra Brasileira “, “Marketing Digital Para Meios De Hospedagem”, entre diversos outros temas. 

Portal Experimenta – Além das palestras, o Senac Rio Summit trará o Portal Experimenta, com mais de 20 atividades e experiências imersivas nas quais os participantes vão se conectar com o futuro, conhecer as novas tecnologias na prática e serão desafiados por ativações inspiradoras e criativas. Haverá atividades no Metaverso do Senac RJ, um escape room de robótica, sala de games com experiências de criação educacionais e de robótica, espaço de Realidade Virtual, o espaço maker Fab Lab, de prototipação, impressão 3D e modelagem, e o Decola, uma arena com apresentação e experimentação de drones. O Senac RJ também irá apresentar o Lab Saúde, um laboratório com equipamentos de alta tecnologia que integra a aprendizagem baseada em simulação realística, disponível para os alunos dos cursos de saúde da instituição, assim como instituições e empresas da área. 

Programação cultural – Sempre a partir das 18h, o Sesc RJ irá promover mais de 10 horas de programação para encerrar cada dia do festival. Haverá a intervenção das fanfarras Me A Brass, Calcinhas Bélicas, Orquestra Voadora, Raggabrass e Elefante Brass. Já no Palco Sesc, a partir das 18h, haverá shows do Bloco Fogo e Paixão, Soujazz, Mulheres de Chico, Zé Bigode Orquestra e Empolga às 9.    


Serviço: 

Senac Rio Summit 

11 a 15 de setembro 

10h às 18h 

18h às 20h – programação cultural 

Expomag (R. Beatriz Larragoiti Lucas, s/n – Cidade Nova) 

Evento gratuito