SEGURANÇA PÚBLICA

Rio de Janeiro registrou queda nos roubos de rua em novembro, aponta ISP

Letalidade violenta atinge menor número em 32 anos

Apreensão de fuzis no estado foi a maior desde o início da série histórica - Mauro Pimentel/ AFP
Apreensão de fuzis no estado foi a maior desde o início da série histórica - Mauro Pimentel/ AFP

Os crimes contra o patrimônio no estado do Rio de Janeiro registraram queda em novembro de 2023. Os roubos de rua caíram 11%, os roubos de carga caíram pela metade e os roubos de veículos diminuíram 13%. Já os indicadores de crimes contra a vida tiveram quedas históricas.

O que você precisa saber:

  • Os roubos de rua caíram 11% em novembro, o menor número de casos para o mês desde 2004.
  • Os roubos de carga caíram pela metade, o menor valor para o mês desde 2008.
  • Os roubos de veículos diminuíram 13% em novembro.
  • A letalidade violenta atingiu o menor número de vítimas dos últimos 32 anos, tanto para o acumulado (5%) quanto para o mensal (13%).
  • As mortes por intervenção de agente do Estado em território fluminense tiveram queda de 60% em novembro.

De acordo com dados divulgados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), os roubos de rua caíram 11% em novembro de 2023, totalizando 4.331 casos. Este é o menor número de casos para o mês desde 2004. No acumulado do ano, a queda desse tipo de crime foi de 17%, o equivalente a 9.560 roubos a menos no ano.

Os roubos de carga também registraram queda significativa, caindo pela metade em novembro, com 222 casos. Este é o menor valor para o mês desde 2008. Já os roubos de veículos diminuíram 13% no penúltimo mês do ano, quando comparado com o mesmo período do ano passado, totalizando 2.214 casos.

Os indicadores de crimes contra a vida também apresentaram quedas históricas. A letalidade violenta, que engloba homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte, latrocínio e morte por intervenção por agente de Estado, atingiu o menor número de vítimas dos últimos 32 anos, tanto para o acumulado (5%) quanto para o mensal (13%).

Foram 334 mortes em novembro de 2023, na comparação com novembro de 2022, houve redução de 13%. No acumulado do ano, a diminuição foi de 5%. Foi o menor número de mortes para o acumulado desde o início da série histórica, em 1991.

Destacamos, também, a queda significativa das mortes por intervenção de agente do Estado em território fluminense. No mês passado, houve declínio de 60% em relação a novembro do ano anterior. Foram 46 mortes por intervenção de agente do Estado em novembro de 2023, o menor valor para o mês desde 2013. No acumulado do ano, a diminuição foi de 34%. Este é o menor número de mortes para o acumulado desde 2015.