Programa Orquestra nas Escolas abre inscrições para alunos da rede municipal de ensino

O Programa Orquestra nas Escolas,  que atende a mais de 11 mil alunos da Rede Municipal de Ensino, está com […] O...

Palacete em Santa Cruz será palco de Concerto de Natal realizado por orquestra formada por alunosA Orquestra Juvenil Carioca é formada por alunos da rede municipal de ensino – Divulgação/Prefeitura do Rio

O Programa Orquestra nas Escolas,  que atende a mais de 11 mil alunos da Rede Municipal de Ensino, está com inscrições abertas, até o dia 12 de março, para aulas gratuitas de diversos instrumentos musicais. Estudantes do 1º ao 9º  ano podem se inscrever nas seguintes escolas municipais: Japão, Emilinha Borba, Sindicalista Chico Mendes ou Zulmira Telles, todas em Santa Cruz, Zona Oeste.

Os interessados não precisam ter conhecimento musical prévio e basta ser aluno da rede e comparecer em uma das quatro unidades escolares citadas, acompanhados de um responsável e munido de comprovante da escola, comprovante de residência e documento de identificação do aluno e responsável. Os alunos podem optar pelos seguintes instrumentos: violino, viola, violão, violoncelo, contrabaixo acústico, oboé, fagote, trombone, saxofone, clarinete, bandolim, trompa, tuba, cavaquinho, flauta doce, flauta transversal, percussão, e canto coral.

Alunos que fazem parte da Orquestra ganham bolsa e vale-transporte

Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, o Programa Orquestra nas Escolas foi criado em março de 2017 pelo prefeito Marcelo Crivella. Um dos frutos do projeto é a Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca (OSJC). Para fazer parte da Orquestra, os alunos participam de audição e os aprovados passam a ensaiar duas vezes por semana com maestros. Cada integrante recebe bolsa-auxílio, além de lanche e vale-transporte. Alunos do 9º ano, quando seguem rumo ao Ensino Médio, têm a oportunidade de se tornar monitores da OSJC e demais orquestras do projeto.

Em maio do ano passado, uma comitiva com 61 estudantes da OSJC se apresentou na Espanha. Os músicos ficaram 12 dias no país europeu, passando por Madri e Valência, em um intercâmbio cultural, com diversas apresentações em salas de música e casas lotadas. Já se apresentaram com a OSJC: Elba Ramalho, Toquinho, Guilherme Arantes, Moraes Moreira, João Bosco e DJ Malboro.

Orquestra de Vozes Meninos do Rio, formada por 40 alunos de escolas municipais, se apresenta de graça no Pier Mauá

Mais

Notícias