Presidente do TRE-RJ reúne-se com a AERJ e representantes de empresas de comunicação

O presidente do TRE-RJ, desembargador Carlos Eduardo Fonseca Passos, e o responsável pela fiscalização da propaganda eleitoral, juiz Mauro Nicolau Junior, receberam a visita, na quarta-feira (24), do presidente da Associação das Emissoras de Rádio e TV do Estado do Rio de Janeiro (AERJ), Daruiz Paranhos, e de representantes de empresas de comunicação. No encontro, a AERJ manifestou apoio ao TRE-RJ e foram debatidos temas relacionados ao horário eleitoral gratuito e à cobertura jornalística das Eleições 2018.

O desembargador Fonseca Passos agradeceu o apoio e lembrou o interesse de o Tribunal estimular ações colaborativas, a exemplo da área de segurança pública, com formação de grupos de trabalho e reuniões mensais agendadas no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). “Coalizão é a palavra-chave para superarmos dificuldades neste ano”, disse o presidente do TRE-RJ, que vê na imprensa um aliado importante na divulgação da repressão da fiscalização do TRE-RJ a abusos de poder político, econômico e religioso na campanha eleitoral.

Por iniciativa das emissoras de televisão, houve ainda a proposta de instalar, na sede do TRE-RJ, uma estrutura conjunta para receber as mídias com os programas eleitorais dos partidos políticos, que seriam distribuídos eletronicamente às TVs para veiculação no horário eleitoral gratuito. As despesas com equipamentos e operadores seriam custeadas pelas emissoras, enquanto o TRE-RJ cederia uma sala para montagem da estrutura. O presidente do TRE-RJ, desembargador Fonseca Passos, disse que estudaria a iniciativa com a área técnica do Tribunal.

A proposta das emissoras de TV busca reeditar a experiência que já ocorre há alguns anos com as emissoras de rádio, que compartilham uma estrutura única para gerenciar o recebimento das mídias e a distribuição às rádios dos programas de campanha dos candidatos nas eleições. Entretanto, essa estrutura nunca foi montada no TRE-RJ e costuma ser instalada no prédio da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Siga o TRE-RJ nas mídias sociais: Facebook, Twitter, Instagram