Finalmente

Polícia Federal prende suspeitos de mandar matar Marielle

Operação da Polícia Federal resulta na prisão de políticos e ex-chefe de polícia suspeitos de envolvimento no assassinato da vereadora Marielle Franco.

Marielle Franco - Foto: Marcelo Freixo - Wikimedia Commons
Marielle Franco - Foto: Marcelo Freixo - Wikimedia Commons

A Polícia Federal realizou neste domingo (24) a Operação Murder Inc, que culminou na prisão de três suspeitos de encomendar a morte da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, além da tentativa de homicídio da assessora Fernanda Chaves.

Entre os presos estão Domingos Brazão, atual conselheiro do Tribunal de Contas do Rio, Chiquinho Brazão, deputado federal do Rio, e Rivaldo Barbosa, ex-chefe da Polícia Civil do Rio.

O que você precisa saber

  • A ação, denominada Operação Murder Inc, resultou na prisão de três suspeitos de envolvimento nos assassinatos e na tentativa de homicídio de Marielle Franco, Anderson Gomes e Fernanda Chaves.
  • Os presos incluem políticos influentes, como Domingos Brazão e Chiquinho Brazão, e um ex-chefe da Polícia Civil do Rio, Rivaldo Barbosa.
  • A operação, que contou com 12 mandados de busca e apreensão, teve o apoio da Procuradoria-Geral da República, do Ministério Público do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Polícia Civil do Rio de Janeiro e da Secretaria Nacional de Políticas Penais.

Investigação e reações

A operação teve como alvo os autores intelectuais das execuções, bem como os crimes de organização criminosa e obstrução de justiça. As prisões foram realizadas com base em mandados expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, todos na cidade do Rio de Janeiro.

Em declarações anteriores, Domingos Brazão afirmou ao UOL que não conhecia a vereadora Marielle Franco, enquanto Chiquinho Brazão divulgou uma nota afirmando que seu convívio com Marielle sempre foi amistoso e cordial.

Nas redes sociais, a irmã de Marielle, Anielle Franco, agradeceu o empenho da Polícia Federal, governo federal, Ministério Público e ministro do STF Alexandre de Moraes, expressando esperança de que as prisões possam levar às respostas sobre quem mandou matar Marielle.

O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, destacou que as medidas tomadas desde o início do mandato do presidente Lula foram decisivas para o esclarecimento do assassinato de Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, reafirmando o compromisso do Governo Federal em combater crimes violentos.

Prisões e desdobramentos

As prisões dos suspeitos representam um avanço significativo nas investigações sobre o assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes. Com o desenrolar dos acontecimentos, espera-se que mais detalhes sobre o caso venham à tona, proporcionando respostas às perguntas que têm permeado a sociedade nos últimos anos.

A repercussão das prisões evidencia a importância do desfecho deste caso emblemático, cujas ramificações alcançam esferas políticas e policiais de destaque. A expectativa é que as investigações em curso possam lançar luz sobre os motivos e os mandantes por trás desses crimes.

Conclusão

A prisão dos suspeitos de encomendar a morte de Marielle Franco representa um marco nas investigações sobre um dos casos mais impactantes e emblemáticos da criminalidade no Brasil. As prisões de políticos influentes e de um ex-chefe de polícia ressaltam a gravidade e a complexidade do caso, sinalizando um avanço significativo rumo à justiça para as vítimas e suas famílias.