Monitoramento do Rio de Janeiro será ampliado nas regiões de maior movimento turístico

Atualmente, são mais de mil câmeras de monitoramento no Rio de Janeiro, com previsão de ampliação para 10 mil até o fim do ano, instaladas pela PPP da Iluminação Pública – Consórcio Smart Luz.

Para melhorar a segurança dos cariocas e visitantes, a Prefeitura do Rio, por meio do Centro de Operações Rio (COR), o Sindicato dos Meios de Hospedagem do Município (Hotéis Rio) e a Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (Deat) celebraram uma parceria para aumentar o monitoramento das regiões de maior movimentação turística da capital. Com o acordo, a Deat terá acesso às câmeras da Prefeitura que, em contrapartida, vai poder instalar novos equipamentos de vídeo no topo dos hotéis da Zona Sul e Centro.

– O COR está sempre em busca de melhorar o atendimento a ocorrências de mobilidade urbana e essa iniciativa nos permitirá a implantação de câmeras em coberturas de hotéis localizados em pontos estratégicos que iremos mapear. Além disso, essa parceria é muito importante porque permite que o monitoramento tenha outro foco, que é a segurança pública, feita pelos órgãos competentes – destacou o chefe-executivo do COR, Alexandre Cardeman.

Atualmente, são mais de mil câmeras de monitoramento no Rio de Janeiro, com previsão de ampliação para 10 mil até o fim do ano, instaladas pela PPP da Iluminação Pública – Consórcio Smart Luz.

A parceria foi firmada durante encontro que reuniu, no COR, Cardeman; a delegada da Deat, Patrícia Alemany; e a superintendente do Hotéis Rio, Theresa Jansen.

Para a superintendente do Hotéis Rio, as câmeras, com zoom de até 42%, permitirão o monitoramento eficiente e o mapeamento dos pontos sensíveis de ocorrência de delitos. Uma ação que aumentará a segurança dos cariocas, turistas e da rede hoteleira.

– Estamos muito felizes com esse avanço, principalmente por saber da instalação de mais câmeras com esse alcance excelente, possibilitando maior precisão e agilidade na ação dos agentes de segurança – afirmou a superintendente.

De acordo com a delegada Patrícia Alemany, a integração das câmeras do poder público com as do setor hoteleiro são uma iniciativa de grande valia para a segurança. Ela frisou que a combinação de tecnologia com ações de inteligência vai permitir a melhoria da segurança nos pontos turísticos.