Infraestrutura

Minha Casa, Minha Vida entrega 600 unidades habitacionais em Itaboraí (RJ)

O conjunto habitacional com um total de 3 mil residências vai atender 12 mil pessoas do município fluminense

Minha Casa, Minha Vida entrega 600 unidades habitacionais em Itaboraí (RJ)
Foto: Divulgação

Em cerimônia realizada nesta segunda-feira (8/4), o Ministério das Cidades realizou a entrega das chaves de 600 unidades do Residencial Viver Melhor, beneficiando 2,4 mil pessoas na cidade fluminense. O empreendimento faz parte do programa Minha Casa, Minha Vida. O conjunto residencial é formado por 3 mil unidades, das quais 600 foram entregues no ano passado e se somam às novas entregas, atendendo a um total de 12 mil pessoas.

As unidades contratadas com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) no valor total de R$ 225 milhões, e se destinam a famílias da Faixa 1, com renda de até R$ 2.640,00. Cada unidade tem área de 44 metros quadrados e o conjunto conta com abastecimento de água potável, com adutora e ampliação do reservatório d’água, rede de esgotamento sanitário, com estação de tratamento de esgoto (ETE), rede de iluminação pública e energia elétrica, pavimentação de acesso ao empreendimento e obras de drenagem de águas pluviais das vias.

O ministro das Cidades, Jader Filho, expressou sua satisfação em poder realizar a entregas das residências. “Temos que agradecer a Deus por momentos como este, em que podemos ser instrumentos dele para realizar um sonho, que tenho certeza de que é de cada pessoa: ter a casa própria”, disse. “Aonde tenho ido, a energia, o abraço, o carinho quando a pessoa recebe a chave de sua casa própria é extraordinário, e vou levar os abraços e sorrisos para o resto da minha vida.”

O segundo agradecimento do ministro foi ao presidente Lula. “Quando o Presidente Lula trouxe de volta o programa Minha Casa, Minha Vida, ele me deu a oportunidade de ser o Ministro que vai cuidar do programa e da política habitacional deste país, com a recriação também do Ministério das Cidades”, explicou. “É um ministério que trata também da mobilidade urbana, saneamento, periferias, políticas que cuidam das pessoas, porque a maioria das pessoas vive nas cidades.”

O ministro reafirmou a parceria do governo federal com o estado do Rio de Janeiro, e com o município de Itaboraí, e destacou que uma das prioridades do novo Minha Casa, Minha Vida, é a celeridade e eficiência na realização das obras, para que não haja demora na entrega dos empreendimentos.

“Esta obra foi contratada no governo da presidência Dilma em 2014, faz dez anos – estamos em 2024, não é possível que as obras demorem tanto tempo e as pessoas precisem aguardar tanto para realizar o sonho da casa própria”, observou o ministro. “Contem com o meu compromisso e o do presidente, de que as duas milhões de novas unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida, estabelecidas como meta pelo presidente, nunca mais terão essa demora.”

Ao lado do ministro das Cidades, participaram também da cerimônia o vice-governador do Rio de Janeiro, Thiago Pampolha, o prefeito do município de Itaboraí, Marcelo Delaroli, parlamentares, vereadores, demais autoridades e convidados. Durante o evento, autoridades presentes também fizeram o plantio de árvores no terreno do residencial.

Da Ag. Gov.