Emergência

MIDR garante apoio integral às cidades do Rio de Janeiro castigadas por fortes chuvas

Ministro Waldez Góes determinou o envio de equipe da Defesa Civil Nacional, liderada pelo secretário nacional, Wolnei Wolff; quatro cidades já obtiveram o reconhecimento sumário de situação de emergência

MIDR garante apoio integral às cidades do Rio de Janeiro castigadas por fortes chuvas
Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil

Brasília (DF) – O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, está prestando todo apoio aos municípios do estado do Rio de Janeiro castigados pelas fortes chuvas dos últimos dias. O ministro Waldez Góes determinou o envio do secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, que chega ao estado nesta sexta-feira (23) para orientar prefeitos a realizarem os planos de trabalho para que, uma vez aprovados, consigam a liberação de recursos necessários para ações de assistência humanitária, restabelecimento e reconstrução.

Nesta quinta (22), o MIDR já reconheceu, de forma sumária, em edição extra do Diário Oficial da União, a situação de emergência em quatro municípios fluminenses, em decorrência de chuvas intensas. São eles: ParacambiVarre-SaiMendes e Barra do Piraí.

A equipe da Defesa Civil Nacional, além do secretário Wolnei Wolff, conta com dois membros do Grupo de Apoio a Desastres (Gade) e com o secretário Especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, André Ceciliano.

“Por determinação do presidente Lula, estamos auxiliando as cidades do Rio de Janeiro afetadas pelas fortes chuvas, assim como temos feito desde o primeiro dia de governo com os municípios que passam por desastres em todos os estados do Brasil”, destacou o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes. “Agora, com o reconhecimento federal, repassaremos os recursos necessários para apoio à população, após a aprovação dos planos de trabalho”, completou o ministro.

“Por ordem do ministro Waldez, estou me deslocando para o Rio de Janeiro para reuniões com prefeitos das cidades que sofrem com as chuvas intensas. Estamos sempre tentando atuar da forma mais ágil possível, por isso esse contato direto com os municípios é fundamental para que eles façam os planos de trabalho de forma adequada”, ressaltou o secretário nacional, Wolnei Wolff.

Como solicitar recursos federais para ações de defesa civil

Cidades em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecido pela Defesa Civil Nacional estão aptas a solicitar recursos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional para atendimento à população afetada.

As ações envolvem socorro, assistência às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).

Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no Diário Oficial da União (DOU) com o valor a ser liberado.

Capacitações da Defesa Civil Nacional 

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos