Diversas áreas

Meu escritório é na praia! - Empreendedores faturando nas areias cariocas

Ter um escritório na praia é o sonho de muita gente, e, no Rio, isso é, com certeza, muito possível.

Rio de Janeiro - Alexandre Macieira | Riotur
Rio de Janeiro - Alexandre Macieira | Riotur

Nas areias de Copacabana, Ipanema, e de tantas outras praias famosas ou não famosas, espalhadas pela Cidade Maravilhosa, muitos empreendedores iniciam pequenos, médios e grandes negócios, estabelecendo diferentes tipos de “escritórios” na praia.

Ambulantes

Tem quem domine a arte de vender biscoitos Globo, água e sorvete pelas areias. 

O investimento é pequeno.

Uma maquininha Pagseguro, um isopor e os produtos que serão vendidos no dia.

Para quem trabalha na legalidade, há os custos de licença e impostos também – mas há muitos empreendedores que não se preocupam com isso e acabam trabalhando às margens da regulamentação – o que é assunto para outra matéria.

De toda forma, o investimento é pequeno e o retorno é praticamente garantido.

Nesses casos, o que pesa mesmo é o grande esforço físico e mental, para suportar o calor do Rio 40° e andar vários quilômetros por dia.

Esportes na Areia

Não são apenas os ambulantes que faturam nas areias cariocas.

Quem passeia pela orla já está acostumado a ver muita gente com as melhores raquetes de beach tennis ou frescobol, bola de vôlei ou de futebol e, claro, muitas pranchas de surf.

Como nem todo mundo sabe surfar ou jogar jogos de areia, o que não faltam são instrutores e professores que trabalham oferecendo treinamento para turmas ou novatos que querem se inserir em grupos para jogar pelas areias.

Tem muito personal trainner que também leva seus alunos para caminhar ou correr pela praia. Vai a galera que quer perder 5 kg em 5 dias, vai o pessoal que quer pegar um bronze, vai quem precisa de um contato com a natureza, e vai quem precisa se exercitar, mas não é fã de academia.

Enquanto isso, profissionais de educação física e instrutores dos mais diversos esportes, vão faturando com seus empreendimentos praieiros.

Do outro lado da rua

As praias cariocas não são fonte de renda só para quem está presente nas areias.

Do outro lado da rua, nas praias urbanas, sempre tem muito empreendedor com estabelecimentos comerciais.

Bares, restaurantes e lojas movimentam a economia local.

Nesse caso, os empreendedores acabam precisando investir um pouco mais para se destacar. 

Além dos custos relacionados à aluguel, água, luz e internet, é preciso investir em outras coisas intangíveis, como um certificado digital Serasa, um emissor de notas fiscais, um sistema de controle de estoque e vários outros.

A contratação de contador, atendentes e uma agência de marketing digital também pode resultar em mais custos, mas são investimentos necessários para garantir o bom funcionamento do negócio.

O resultado dos estabelecimentos físicos é um pouco mais incerto do que o dos ambulantes – justamente pelo fato de que as despesas podem ser bem significativas, mas, quando vem, pode envolver cifras muitíssimo interessantes.

Cabe mais gente

Carrinho de milho, de mate, de drinks e de pasteis são mais alguns dos negócios que permeiam as areias cariocas, mas não é possível fazer uma lista taxativa do que dá para fazer para empreender pelas praias.

O fato é que, quem tem o sonho de viver sob o sol, pode, sim, começar a pensar naquilo que lhe atrai para empreendedor.

Espaço, com certeza, tem!