Maratona Cultural - Orquestra na Rua acontece no Rio de Janeiro

O projeto “Maratona Cultural – Orquestra na Rua” se apresenta neste sábado, dia 20, a partir das 16h, no Boulevard Olímpico (Praça Mauá), próximo ao Museu do Amanhã. Esta é a primeira vez que o projeto paulista vai ao Rio de Janeiro. Na ocasião, a orquestra realizará a abertura da 4° edição do Festival Rc4, cuja proposta é apontar as novas direções da música clássica e contemporânea. O repertório da apresentação abrange clássicos eruditos e populares, como Ária na Corda Sol (Bach) e Gaúcho (Chiquinha Gonzaga).

O projeto traz uma orquestra de cordas (violinos, violas, violoncelos e contrabaixos) livre e aberta para receber qualquer músico, profissional ou estudante, que queira tocar, sem necessidade de nenhum tipo de teste. Os ensaios acontecem no mesmo local e no mesmo dia da apresentação, apenas algumas horas antes. “A partir das 11h estaremos com nossa equipe na praça para receber os músicos e iniciar os ensaios; e toda essa dinâmica será realizada ao ar livre, para que o público possa acompanhar de perto e à vontade esse processo de formação de uma orquestra; o músico interessado em participar deve fazer um pequeno cadastro na página do projeto no Facebook, dar uma lida nas partituras que estão disponíveis lá para download e comparecer no dia do concerto munido apenas de seu instrumento”, explicou o coordenador do projeto Caio Forster.

Em cinco anos de atividades, a Orquestra na Rua realizou mais de 20 concertos pelas ruas paulistas, chegando a reunir cerca de 150 músicos em uma única apresentação. Ao todo, mais de 700 músicos já passaram pela orquestra e estima-se que o projeto tenha formado um público de cerca de 30 mil pessoas. Segundo Leonardo Mallet, diretor artístico do projeto, “a proposta da Orquestra na Rua é justamente essa: democratizar a música orquestral e aproximá-la do dia-a-dia das pessoas, de maneira espontânea e descontraída, sem aqueles protocolos e comportamentos retrógrados que costumamos vivenciar em algumas salas de concerto”.

Sobre a Orquestra na Rua

A “Maratona Cultural – Orquestra na Rua” é um projeto sociocultural independente que realiza concertos gratuitos e ao ar livre por uma orquestra de cordas aberta para qualquer músico ou estudante que queira tocar.

Para cada edição do evento é realizada uma divulgação pela internet, imprensa e em pontos culturais da cidade escolhida, convidando músicos instrumentistas (violinista, violista, violoncelista e contrabaixista) de qualquer idade e nível técnico do instrumento para a formação de uma orquestra de cordas espontânea, com a finalidade de apresentar um concerto em um espaço público determinado, após uma tarde de ensaios e interação entre músicos e população.

Além dos idealizadores/produtores (Caio Forster e Leonardo Mallet) e dos músicos voluntários que decidem participar de cada edição, o projeto ainda conta com uma equipe de 5 músicos fixos para liderar cada naipe de instrumentos, um assistente de produção, um assessor de imprensa, um fotógrafo e um luthier.

No dia do evento, no local determinado, é seguido um cronograma, definindo horários para: chegada, ensaios de naipes, ensaio geral, lanche e apresentação; tudo em um período de, aproximadamente, 6 horas. A organização fica responsável por viabilizar todo o suporte técnico (partituras, estantes, alimentação etc) e logístico do evento, sendo que o músico interessado só precisa levar seu instrumento. Além disso, cada participante ainda ganha, na chegada, uma camiseta exclusiva do projeto.

O nível de dificuldade do repertório é de básico a intermediário, com arranjos construídos de maneira didática, para que músicos de todos os níveis possam participar juntos. As partituras são ainda disponibilizadas com antecedência pela internet para quem quiser estudar previamente em casa e chegar mais preparado no dia da maratona.

Serviço:

Maratona Cultural – Orquestra na Rua
Abertura do Festival Rc4
Dia 20/01 no Boulevard Olímpico (Praça Mauá)
11h – início dos ensaios
16h – início do concerto
 
Cadastro e Partituras: