Miss Jujuba

Julieta Hernández, vítima de feminicídio, é homenageada no Rio de Janeiro

Homenagem à Palhaça Miss Jujuba

Julia Emma Martínez de Hernández, mãe de Julieta, veio ao Rio para a cerimônia - Divulgação
Julia Emma Martínez de Hernández, mãe de Julieta, veio ao Rio para a cerimônia - Divulgação

Foi no Rio que nasceu Miss Jujuba, a personagem palhaça de Julieta Hernández, artista venezuelana cicloviajante cuja vida foi interrompida brutalmente em Presidente Figueiredo, no Amazonas, no ano passado. Nesta semana, na última segunda-feira (18), Julieta foi homenageada com a Medalha Chiquinha Gonzaga, em cerimônia organizada na Câmara do Rio, pelo mandato da vereadora Luciana Boiteux (Psol).

O que você precisa saber

  • Julieta Hernández, a palhaça Miss Jujuba, vítima de feminicídio, foi homenageada póstumamente com a Medalha Chiquinha Gonzaga, em cerimônia na Câmara do Rio.
  • A irmã de Julieta, Sophía Hernández, fez um apelo para que o caso seja reconhecido como feminicídio, ressaltando a importância de lutar contra a violência de gênero.

Homenagem Póstuma

Julieta Hernández, conhecida como Miss Jujuba, foi homenageada póstumamente com a Medalha Chiquinha Gonzaga, em reconhecimento à sua contribuição artística e em memória de sua vida interrompida de forma trágica.

Apelo por Justiça

Durante a cerimônia, a irmã de Julieta, Sophía Hernández, fez um apelo emocionado para que o caso seja reconhecido como feminicídio, destacando a importância de lutar contra a violência de gênero e garantir justiça para sua irmã e outras vítimas.

Memória e Inspiração

A medalha foi entregue à irmã de Julieta, Sophía Hernández / Divulgação
A medalha foi entregue à irmã de Julieta, Sophía Hernández / Divulgação

A vereadora Luciana Boiteux ressaltou a importância de preservar a memória de Julieta, destacando seu compromisso com a arte, a liberdade e o cicloativismo, e como sua história inspira a luta pelos direitos das mulheres e de todas as pessoas que desafiam as normas sociais.