Inverno começa nesta quarta-feira no (21/06) Rio de Janeiro com perspectiva de temperaturas amenas

A estação mais temida pelos cariocas, acostumados com termômetros marcando altas temperaturas, é rotineiramente marcada pela diminuição dos volumes de chuva

O inverno começa nesta quarta-feira (21/06), mais precisamente às 11h58. A estação mais temida pelos cariocas, acostumados com termômetros marcando altas temperaturas, é rotineiramente marcada pela diminuição dos volumes de chuva, noites mais longas que os dias, temperaturas mais amenas e umidade do ar com tendência a ser mais baixa. Outra característica típica do inverno é a ocorrência de névoa/nevoeiro.

Nos primeiros dias do inverno, devido à atuação de um sistema de alta pressão, o tempo permanecerá estável na cidade do Rio de Janeiro, entre quarta-feira (21/06) e sexta-feira (23/06), o céu estará variando entre claro e parcialmente nublado e não há previsão de ocorrências de chuva. Os ventos estarão fracos a moderados e as temperaturas permanecerão estáveis. Vale lembrar que a menor temperatura já registrada no inverno pelo Sistema Alerta Rio, na série histórica (desde 1996), foi de 8,6 °C – 13/06/2014 – Alto da Boa Vista.

“No inverno recebemos menos radiação solar. Então, espera-se que seja a estação mais fria. Também é a estação com menos chuva para os cariocas, o que não se descarta que tenha um evento ou outro de chuva mais intensa, mas não é típico desta época do ano”, explica a meteorologista chefe do Alerta Rio, Raquel Franco.

Mas nem tudo é só frio. Mesmo o inverno sendo caracterizado por temperaturas amenas, é normal a ocorrência de dias de calor, assim como qu alquer estação do ano. Por exemplo, a atuação de uma massa de ar quente e seca atuando por dias seguidos.

Outono marcado por mais chuva e grande variação térmica:

O outono desse ano registrou volume médio de 258,8 mm de chuva nas estações meteorológicas da Prefeitura do Rio, contra 240,5 mm na média histórica nas estações do Alerta Rio. Isso significa um aumento de 18,3 mm de chuva. Apesar disso, não houve nenhum comportamento atípico para a estação neste ano, visto que a estação chuvosa nem sempre termina exatamente junto com o verão.

Outro ponto que sempre chama a atenção no outono, por ser uma estação de transição, é a grande amplitude térmica. No dia 26/03/2023, o Alerta Rio registrou temperatura de 39,5 °C de máxima na estação meteorológica de Santa Cruz. Já no dia 16/05/2023 os termômetros marcaram 11,8° C de mínima na estação do Alto da Boa Vista, uma variação de 27,7 °C.

Mais um dado interessante foi que a estação registrou 38 dias com ocorrências de chuva e 53 dias sem qualquer registro de chuva na cidade do Rio de Janeiro.