Visibilidade Trans

II Mercado Mundo Trans, na Praça Mauá, acontece neste sábado

Com apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro, Evento, neste sábado (27/01), marca o Dia da Visibilidade Trans

Prefeitura do Rio apoia o 2º Mercado Mundo Trans, na Praça Mauá (Foto: Divulgação)
Prefeitura do Rio apoia o 2º Mercado Mundo Trans, na Praça Mauá (Foto: Divulgação)

A Coordenadoria de Diversidade Sexual (CDS-Rio), órgão ligado à Casa Civil da Prefeitura do Rio de Janeiro, apoia a feira, II Mercado Mundo Trans, que ocorre neste sábado (27/01), das 10h às 17h, na Praça Mauá. A feira dará visibilidade a produtos e empresas gerenciados por pessoas trans, com objetivo de estimular o desenvolvimento de negócios e a inserção no mercado de trabalho deste público.

A Feira terá um DJ para animar o evento e, entre os produtos comercializados, um brechó temático: o “Jardim de Madalena”, com peças organizadas de acordo com os elementos da natureza. Na linha de cosméticos, a marca Miguel Odara colocará à venda produtos voltados para pessoas trans a preços acessíveis. Para quem gosta de moda, a feira terá algumas marcas, como Kelly Medeiros, com peças em crochê produzidas por mulheres do Nordeste; a marca King of Fashion, de street wear; e a Kaduda, de “AfroTransJóias”: jóias e produtos artesanais feitos a partir de narrativas de pessoas trans. Também será possível conhecer o trabalho da Ghmitz, empresa que combina fotografia com artes visuais através de desenhos, quadros e objetos feitos de cerâmica pintados à mão.

– Esse evento é importante porque mostra o empreendedorismo trans. As marcas e empresas são geridas por pessoas trans que, através de eventos como este, ganham visibilidade, aumentam a clientela e expandem seus negócios. A CDS-Rio tem feito esse trabalho, que vai desde a educação até a realização de eventos que dão visibilidade a este público, ajudando-o a ser inserido no mercado formal de trabalho. – diz Carlos Tufvesson, Coordenador de Diversidade Sexual.

Durante todo o tempo, a equipe do projeto Garupa, desenvolvido pela CDS-Rio, estará presente, distribuindo folhetos informativos sobre prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (IST) e preservativos. Também irá cadastrar pessoas em situação de vulnerabilidade para encaminhar aos órgãos públicos municipais. O Garupa nasceu como uma ação de promoção de saúde de pessoas LGBTI+ em situação de vulnerabilidade social. Realizado em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social, o programa visa a desconstruir as barreiras de acesso de pessoas LGBTI+ à saúde e proteção social e embasar outras iniciativas de mitigação dos impactos da LGBTIfobia.

Dia da Visibilidade Trans marca um ato realizado no Congresso Nacional, em Brasília, em 29 de janeiro de 2004. Na ocasião, um grupo de mulheres e homens trans e travestis reuniu-se para lançar a campanha “Travesti e Respeito” e, desde então, a data se tornou um marco contra a transfobia no Brasil.

Prefeitura do Rio apoia o 2º Mercado Mundo Trans, na Praça Mauá (Foto: Divulgação)
Prefeitura do Rio apoia o 2º Mercado Mundo Trans, na Praça Mauá (Foto: Divulgação)

Serviço:
Data: 27/01, das 10h às 17h
Local: Praça Mauá
Evento gratuito