Mais?

G20: Vereadores votam criação de novos feriados no Rio de Janeiro

Projeto de lei suspende diversas atividades na cidade nos dias 18 e 19/11, em razão do encontro de autoridades das maiores economias do mundo

Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Câmara Municipal do Rio de Janeiro - Foto: Reprodução WEB

O Rio de Janeiro, conhecido por sediar grandes eventos internacionais, se prepara para receber o G20 em novembro de 2024.

A cidade se tornará o centro das discussões entre os líderes mundiais para aprovar acordos que visam enfrentar desafios globais.


O que você precisa saber

  • G20 no Rio de Janeiro: A cidade sediará o encontro dos principais líderes mundiais em novembro de 2024 para discutir acordos globais.
  • Projeto de lei: A Câmara Municipal começa a discutir o PL 2857/2024, que declara feriado os dias 18 e 19 de novembro para facilitar a logística do evento.
  • Prioridades da presidência brasileira: O presidente Lula anunciou três prioridades para o Brasil na presidência do G20: combate à fome, pobreza e desigualdade; desenvolvimento sustentável; e reforma da governança internacional.

Logística do evento

Para garantir a eficiência na logística de transporte e segurança das autoridades durante a cúpula do G20, a Câmara Municipal do Rio de Janeiro discutirá o PL 2857/2024, que declara feriado os dias 18 e 19 de novembro. A medida visa apoiar as operações logísticas planejadas pelo Governo Federal.

Restrições e exceções

O feriado proposto não afeta o funcionamento de estabelecimentos como comércio de rua, bares e restaurantes, hotéis, centros comerciais, e estabelecimentos culturais. A medida busca minimizar os impactos no cotidiano da população local.

Prioridades da presidência brasileira no G20

O Brasil assumirá a presidência do G20 com o tema “Construindo um mundo justo e um planeta sustentável”. O presidente Lula definiu três prioridades gerais para a presidência brasileira: combate à fome, pobreza e desigualdade; desenvolvimento sustentável; e reforma da governança internacional.

Significado do G20

O G20 reúne os países com as maiores economias do mundo para discutir iniciativas econômicas, políticas e sociais. Esta é a primeira vez que o Brasil assume a presidência do grupo, tornando o encontro de 2024 ainda mais relevante para o país.