Olho no Trânsito

Fiscalização de trânsito por videomonitoramento começará em breve na Barra da Tijuca

A medida visa detectar remotamente infrações cometidas no trânsito através de câmeras de monitoramento instaladas em determinados logradouros do município

Fiscalização de trânsito por videomonitoramento começará em breve em vias do Jardim Oceânico, Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro
Fiscalização de trânsito por videomonitoramento começará em breve em vias do Jardim Oceânico, Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro

A Prefeitura do Rio, por meio de uma parceria entre a CET-Rio, Centro de Operações Rio (COR), a Guarda Municipal, a Rioluz e a Subprefeitura da Barra da Tijuca, informa que, a partir de abril, dois trechos de fiscalização de trânsito por videomonitoramento serão ativados no bairro da Barra da Tijuca, Zona Oeste da cidade: Avenida Olegário Maciel e Avenida Érico Veríssimo.

A medida visa detectar remotamente infrações cometidas no trânsito através de câmeras de monitoramento instaladas em determinados logradouros do município. A Resolução CONTRAN nº 909, de 28 de março de 2022, que consolidou as normas de fiscalização de trânsito por intermédio de videomonitoramento, que regulamenta o § 2º do art. 280 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), confere aos órgãos de fiscalização tal prerrogativa.

Guardas municipais que atuam no COR poderão autuar os veículos cujas infrações de estacionamento e paradas forem flagradas em tempo real através do sistema de câmeras, dispensando a abordagem ao condutor. O estacionamento e a parada irregular de veículos afetam negativamente a mobilidade urbana do bairro, principalmente nos dias de sol.

As vias receberam sinalização especial da CET-RIO, indicando a fiscalização por videomonitoramento. Porém, vale destacar, que já existiam ao longo das mesmas diversas placas de proibição de parada e estacionamento.

– Esta iniciativa visa melhorar o atendimento a ocorrências de mobilidade urbana. E com a implantação de câmeras em pontos estratégicos iremos mapear o bairro com outro foco, que é a segurança pública, feita pelos órgãos competentes – destacou o Subprefeito da Barra, Raphael Lima.