Estado anuncia repasse de R$ 66 milhões para a prefeitura do Rio

Cláudio Castro já havia anunciado o funcionamento do metrô só até às 20h no dia 31. O Governo do Estado anunciou, ainda, a abertura de 300 leitos no Hospital Modular de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

O governador em exercício Cláudio Castro recebeu, nesta quarta-feira (23/12), no Palácio Guanabara, o prefeito em exercício Jorge Felippe para tratar da liberação de R$ 66 milhões de reais para a saúde do município do Rio de Janeiro para o enfrentamento à Covid-19.

Durante o encontro, eles também conversaram sobre possíveis medidas que a prefeitura poderá tomar para evitar aglomeração na Praia de Copacabana durante o réveillon.

Cláudio Castro já havia anunciado o funcionamento do metrô só até às 20h no dia 31. O Governo do Estado anunciou, ainda, a abertura de 300 leitos no Hospital Modular de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

A previsão é que, até o fim de janeiro, sejam disponibilizados 150 leitos, sendo 100 de UTI e 50 de enfermaria. Para garantir a legalidade de todo o processo de abertura da unidade, todos os ritos jurídicos necessários estão sendo seguidos e acompanhados pelos órgãos de controle.

A ampliação gradativa visa evitar colapso na rede de saúde do estado e possíveis falhas nos procedimentos, que possam levar a fraudes e desvios.  

– O Estado está terminando o ano com dinheiro em caixa, não seria justo não ajudar os municípios que estão precisando. Coloquei todo o nosso time à disposição para que a população não seja ainda mais prejudicada – afirmou o governador em exercício.

Para o enfrentamento à Covid-19 no estado, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) reforçou o pacote de medidas: desde novembro, ampliou a rede dedicada ao tratamento da doença em 810 leitos, sendo 349 de UTI adulto e 461 de enfermaria nas unidades estaduais e a partir de incentivos do estado. Além disso, a SES abriu mais um centro de testagem precoce por RT-PCR para Covid-19 na UPA Campo Grande II.

A iniciativa faz parte do programa de testagem para diagnóstico de Covid-19 iniciado em 04/12, quando três centros foram abertos em São Gonçalo e Volta Redonda. Cada unidade tem capacidade de 500 exames por dia. Até esta terça-feira, 23/12, já foram realizados 12.588 exames nesses centros. A oferta de testes RT-PCR pelas secretarias municipais de saúde em parceria com a SES está aumentando desde outubro. Foram realizados 92.925 exames apenas em novembro, um aumento de 74% em relação ao mês anterior.