- Publicidade -
InícioRio de JaneiroDPU e MPF ajuízam ação contra União para restabelecer funcionamento do Hospital de Bonsucesso (RJ)

DPU e MPF ajuízam ação contra União para restabelecer funcionamento do Hospital de Bonsucesso (RJ)

Publicado em

- Publicidade -

A Defensoria Pública da União (DPU) e o Ministério Público Federal (MPF) ajuizaram Ação Civil Pública (ACP), requerendo o restabelecimento das atividades no Hospital Federal de Bonsucesso (HFB). O hospital está sem pleno funcionamento desde o incêndio ocorrido no ano passado. A ACP foi protocolada nesta quarta-feira (27/10), data em que a tragédia completa um ano.

Leia Também: DPU resgata trabalhadores em situação de escravidão no interior do MA

A DPU e o MPF pedem à Justiça que determine que a União apresente, no prazo de dez dias, Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pela Superintendência Estadual do Ministério da Saúde, pela Direção do HFB e pelo Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro. Na ação, é pedida tutela provisória de urgência, com pena de multa diária para o caso de descumprimento.

Também é requerida a alocação dos profissionais de saúde necessários à operacionalização do número adequado de leitos de UTI para atendimento aos pacientes dos serviços em funcionamento no HFB. O pedido abrange as estruturas da Maternidade de alto risco, da UTI neonatal e dos setores cirúrgicos e de transplante renal, que devem ser acrescidas na proporção de 6% da capacidade de leitos instalada.

“Salienta-se que a Maternidade do Hospital Federal de Bonsucesso, operante no Prédio 2 do Complexo Hospitalar, somente em 2021, até o mês de setembro, realizou 1.392 partos com nascidos vivos. A Maternidade é de alto risco, atendendo, portanto, gestantes hipertensas, diabéticas, cardiopatas, transplantadas e com outras complicações, e continuou com seus serviços às usuárias do SUS durante todo esse período em que as atividades do hospital estiveram parcialmente paralisadas”, destaca a ação.

Outra solicitação da ACP é que seja determinada a apresentação de cronograma para a recomposição dos Recursos Humanos do Hospital de Bonsucesso para que seja garantida a assistência como era prestada anteriormente ao incêndio.

A recomposição de pessoal deve se dar por meio do provimento dos cargos de profissionais de saúde necessários ao funcionamento pleno da unidade, conforme plano de retomada a ser apresentado em Juízo. O documento deve indicar, de forma detalhada, os serviços e clínicas que retornarão às atividades na referida unidade de saúde.

A ação é subscrita pela defensora pública federal Shelley Duarte Maia, 2ª defensora regional de Direitos Humanos do Rio de Janeiro, e pela procuradora da República Marina Filgueira de Carvalho Fernandes.

Profissionais de saúde

O requerimento de profissionais é amparada na Resolução de Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária 07/2010, que prevê, na equipe de UTI, a existência de um Responsável Técnico médico, um enfermeiro coordenador da equipe de enfermagem e um fisioterapeuta coordenador da equipe de Fisioterapia, assim como seus respectivos substitutos.

O dispositivo da Anvisa determina ainda a disponibilidade de médicos diaristas/rotineiros, médicos plantonistas, enfermeiros assistenciais, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem, técnico de enfermagem por UTI e auxiliar administrativo, além de funcionários exclusivos para serviço de limpeza da unidade. A medida estabelece um quantitativo mínimo de profissionais proporcional ao número de leitos, a cada turno, e também a cobertura de uma carga-horária mínima.

Últimas Notícias

Nikolas Ferreira é condenado a pagar R$ 200 mil por encenação como deputada Nikole

Deputado usou peruca amarela e se apresentou como "Nikole" no Dia da Mulher

Confira o que abre e fecha no feriado do Dia do Trabalhador no Rio

Mercados, serviços essenciais, bancos e shoppings no RJ

Lady Gaga chega ao Rio para show em Copacabana

Apresentação neste sábado deve reunir 1,5 milhão de fãs na orla

Brics rejeita tarifaço de Trump em documento oficial

Chanceleres criticam protecionismo dos EUA e pedem reforma da OMC

Confira outros assuntos:

Mais Lidas

Parimatch Cassino online