Alerta

Dengue Tipo 3: Dois casos confirmados no RJ

Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro detecta os primeiros casos de dengue tipo 3 em 2024.

Estado do Rio de Janeiro registra primeiros casos de dengue tipo 3
Foto: Ag. Brasil

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) confirmou dois casos de dengue tipo 3, sendo uma mulher de 39 anos de Paraty e uma criança de um ano de Maricá. Os casos, ocorridos em fevereiro, alertam para a necessidade de cuidados redobrados, já que o sorotipo 3 não circulava no estado desde 2007.

O que você precisa saber:

Alerta e investigação: A SES-RJ alerta para redobrar os cuidados devido à reintrodução do sorotipo 3, que deixa uma parcela significativa da população mais suscetível à doença. Os municípios investigarão se os casos são autóctones ou importados, considerando que o sorotipo não circulava há anos.

Sintomas e monitoramento: Os sintomas da dengue tipo 3 são semelhantes aos outros tipos, incluindo febre alta, dores no corpo e articulações, náuseas, vômitos, entre outros. A SES-RJ mantém monitoramento e ações específicas, classificando o estado em nível 3 de alerta.

Situação epidemiológica e ações: Apesar da tendência de queda, a SES-RJ mantém o decreto de epidemia de dengue no estado devido aos altos índices da doença. Até o momento, foram registrados 186.624 casos prováveis e 91 óbitos confirmados. A Secretaria intensifica ações, incluindo capacitação de profissionais de saúde e instalação de salas de hidratação em unidades de pronto atendimento.