Cuidado

Dengue no Rio de Janeiro: casos aumentam quase 1000% em 2024

Secretaria de Estado de Saúde lança plano de combate à doença

Sorotipos 1 e 2 do vírus que causa a dengue circulam no Rio de Janeiro - Foto: Divulgação/Agência Brasil
Sorotipos 1 e 2 do vírus que causa a dengue circulam no Rio de Janeiro - Foto: Divulgação/Agência Brasil

O Rio de Janeiro registrou um aumento de quase 1.000% nos casos prováveis de dengue nas quatro primeiras semanas de 2024, em comparação ao mesmo período do ano passado. O número de casos passou de 1.441 para 17.437.

O que você precisa saber:

  • O número de casos de dengue no Rio de Janeiro aumentou quase 1000% em 2024.
  • Há duas mortes confirmadas pela doença até agora.
  • 14 municípios do estado estão com taxa de incidência acima de 500 casos por 100 mil habitantes.
  • O governo estadual lançou um plano de combate à doença.

A doença avança com mais velocidade em cidades menores e nas mais próximas aos estados de Minas Gerais e São Paulo. Na região serrana, o número de casos está 14 vezes acima do esperado para o período e, na região metropolitana, dez vezes maior. Na Baía de Ilha Grande e no Centro-Sul Fluminense, são nove vezes mais casos.

“Os números estão altos e ainda continuam subindo rapidamente. Historicamente, os casos costumam aumentar no fim do primeiro trimestre e caem a partir de maio, junho. Mesmo que a gente esteja diante de uma antecipação dessa curva de crescimento, o que indicaria uma possibilidade de a queda também acontecer mais cedo, os dados são um sinal de alerta. As pessoas devem evitar a automedicação e procurar atendimento médico aos primeiros sintomas, principalmente se apresentarem febre”, diz a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello.

Medidas de combate à dengue

O governo estadual lançou um programa na semana passada voltado especificamente para o combate à doença, chamado de Gov.RJ contra a Dengue Todo Dia!. Na ocasião, foram apresentadas medidas como a compra de equipamentos e insumos para os municípios que registram mais casos, que incluem a montagem de 80 salas de hidratação, para atender até 8 mil paciente por dia. O valor do investimento é de R$ 3,7 milhões.

A Secretaria de Saúde também anunciou o treinamento de 2 mil médicos de emergências e profissionais de saúde em todos os municípios, com o objetivo de fazer diagnóstico e tratamento mais precisos. Além disso, 160 leitos de nove hospitais de referência do estado poderão ser convertidos para tratamento da dengue, caso seja necessário.