Confira o planejamento operacional para o entorno de São Januário

Prefeitura do Rio elabora planejamento operacional com os principais órgãos para o entorno de São Januário

A Prefeitura do Rio elaborou um planejamento operacional de atuação para o entorno do estádio de São Januário, no bairro Vasco da Gama, Zona Norte do Rio de Janeiro. O objetivo é oferecer melhores condições para torcedores, funcionários e moradores da região em dias de jogos. As ações municipais terão início já nesta quinta-feira (21/09) e seguirão três eixos principais: ordenamento urbano, mobilidade e monitoramento das principais vias no entorno do estádio.

Instalação de câmeras

Seis câmeras serão instaladas no entorno de São Januário até o fim da semana, três delas já estão em funcionamento. A iniciativa vai permitir que o Centro de Operações Rio (COR), por meio de 50 operadores em turnos de 24 horas, monitore em tempo real a região e oriente os agentes da Prefeitura que estiverem nas ruas, principalmente em dias de jogos no estádio. Os equipamentos serão posicionados nas seguintes localidades: Rua Ricardo Machado (altura da Praça Carmela Dutra), Avenida Roberto Dinamite (em frente à entrada social do Clube de Regatas Vasco da Gama), Avenida Roberto Dinamite x Rua Dom Carlos, Rua Dom Carlos x Rua São Januário, Rua São Januário x Rua Francisco Palheta, e Rua Francisco Palheta (em frente ao Portão n º 9 de acesso ao estádio).

– A cobertura da região com câmeras é um importante avanço na operação do COR em dias de jogos em São Januário. Instalaremos, inicialmente, seis equipamentos e podemos chegar a 20 câmeras em todo o entorno em breve – explicou o chefe executivo do COR, Marcus Belchior.

Interdição de ruas

O planejamento prevê a interdição de todo o perímetro do estádio, contemplando as seguintes vias: Avenida Roberto Dinamite, Rua Ricardo Machado, Rua Dom Carlos e Rua Francisco Palheta, o que facilitará o deslocamento de torcedores a pé. As interdições devem acontecer seis horas antes dos jogos, mas serão analisadas de acordo com cada partida (datas, horários e carga de ingresso vendida).  Aproximadamente 260 agentes municipais atuarão em função dos jogos em São Januário.

A pista secundária da Avenida Roberto Dinamite será interditada ao tráfego de veículos, visando proibir o estacionamento no local, 24 horas antes das partidas. Os bloqueios na via serão feitos com blocos de concreto e grades. As ações serão coordenadas pela Subprefeitura do Centro, mas outros órgãos municipais também vão participar da operação.

O Vasco da Gama se colocou à disposição para fazer a interlocução com torcedores e moradores do entorno, facilitando assim a compreensão sobre as novas medidas adotadas. Já a via principal da Avenida Roberto Dinamite também será interditada ao tráfego de veículos (entre a Rua Ricardo Machado e Rua Amazonas), porém, seis horas antes da realização do evento.

A Rua Ricardo Machado será interditada também seis horas antes dos jogos a partir da Rua Bela. A interdição se estenderá até a Praça Carmela Dutra. Além do perímetro imediato do estádio, também serão interditadas as ruas Lima Barros, Newton Prado, Henrique Chaves e Ferreira de Araújo, porém, o período dessas interdições pode ser menor.

A Rua São Januário será bloqueada entre a Rua Dom Carlos e a Rua Francisco Palheta. Esse trecho é destinado aos torcedores visitantes. Sendo assim, pedestres com a camisa do Vasco da Gama serão proibidos de circular pela área bloqueada.

A Rua Teixeira Júnior terá o seu sentido invertido para garantir a circulação dos ônibus das linhas regulares no bairro.  A previsão é que 30 operadores atuem nas vias, sendo dez deles da CET-Rio e outros 20 controladores contratados pelo Vasco da Gama. A CET-Rio fará ainda o reforço de sinalização em toda a região. Serão utilizadas placas baixas e placas aéreas. Técnicos da Companhia estudam também o uso de galhardetes nesse primeiro momento da nova operação no entorno do estádio.

Ordenamento Urbano

Equipes da Secretaria de Ordem Pública (Seop) e da Guarda Municipal vão concentrar suas ações de ordenamento nas seguintes vias: Ricardo Machado, Roberto Dinamite e na Francisco Palheta. Um efetivo de 103 agentes (29 focados em operação de trânsito e outros 74 destinados ao controle urbano) será empregado nas operações no entorno do estádio. Oito motos e 14 viaturas darão apoio aos agentes. O objetivo é que as vias estejam livres de vendedores ambulantes e de moradores em situação de rua, permitindo assim a circulação do público que irá ao estádio.

– A Prefeitura tem um trabalho de atuação no entorno dos estádios, justamente com o foco no ordenamento do espaço público, na fluidez do trânsito, numa melhora da experiência do torcedor, dos moradores das regiões adjacentes e não vai ser diferente em São Januário. Então, certamente esse trabalho em conjunto que a Prefeitura vai reforçar trará mais organização para os torcedores de São Januário, e nós estamos prontos para trabalhar nesse sentido – enfatizou o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.

Limpeza do entorno do estádio

A nova operação da Comlurb em dias de jogos em São Januário prevê a utilização de 96 garis, sete veículos e o posicionamento de 60 contêineres de 240 litros e outros dez de 1.200 litros nas ruas que cercam o estádio para o descarte de lixo produzido pelos torcedores. A Companhia de Limpeza Urbana prevê realizar ainda a remoção de todas as caixas de 1.200 litros posicionadas na calçada da Rua Ricardo Machado e que atende os moradores da Comunidade Barreira do Vasco. Assim, os torcedores poderão circular pela via, que estará interditada, e sobre o passeio, que não terá obstáculos. Como forma de continuar atendendo os moradores da região, a Comlurb criará um ecoponto na Rua Ricardo Machado, nº 801, além de estabelecer coleta domiciliar diária em todas as vias da comunidade.

Iluminação Pública

A Rioluz já vem atuando no entorno de São Januário há uma semana. Ao todo, 235 pontos de iluminação já tiveram a potência ampliada e 48 novos pontos foram implantados. A empresa também realizou uma operação Caça Fios,  força-tarefa para eliminar fiações que ficam soltas, partidas e caídas no chão em virtude dos constantes furtos de cabos da rede elétrica da cidade e de fiações de telecomunicações desordenadas, em todos os logradouros da região (entorno do estádio). Uma equipe estará de prontidão nas imediações de São Januário sempre que houver jogo do Vasco no local.