- Publicidade -
InícioRio de JaneiroChafariz da Candelária volta a funcionar no Centro do Rio de Janeiro

Chafariz da Candelária volta a funcionar no Centro do Rio de Janeiro

Publicado em

- Publicidade -

O chafariz da Candelária, que estava desligado desde 2017, voltou a funcionar nesta quinta-feira, 27 de julho, após um período de teste.

O Chafariz também é conhecido como Mulher com Ânfora e está localizado em frente à Igreja da Candelária. A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Conservação, recuperou a peça.

Sob a supervisão da Gerência de Monumentos e Chafarizes, vinculada à Conservação, foi instalada uma nova tubulação, permitindo que a água voltasse a jorrar. Tanto a bomba quanto o comando elétrico do chafariz precisaram ser trocados, porque haviam sido furtados.

O chafariz da Candelária vai seguir a programação dos demais chafarizes da cidade: ficará ligado três vezes ao dia, das 8h às 10h, das 12h às 14h e das 16h às 18h.

Criada pelo escultor Humberto Cozzo sob encomenda do prefeito Pedro Ernesto, a peça em bronze representa uma mulher reclinada, segurando uma ânfora de onde sai um jato d’água.

Uma curiosidade sobre esse chafariz é que, primeiro, ele foi instalado para esconder a ventilação do ar-condicionado do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, isso em 1934.

Nos anos 1950,  foi transferido para o Largo da Glória e recebeu em seu entorno uma bacia de granito no formato de rosa.

Com as obras do metrô, em 1975, foi novamente retirado e ficou guardado até 1988, quando o colocaram no local atual, em frente à Igreja da Candelária.

Últimas Notícias

Nikolas Ferreira é condenado a pagar R$ 200 mil por encenação como deputada Nikole

Deputado usou peruca amarela e se apresentou como "Nikole" no Dia da Mulher

Confira o que abre e fecha no feriado do Dia do Trabalhador no Rio

Mercados, serviços essenciais, bancos e shoppings no RJ

Lady Gaga chega ao Rio para show em Copacabana

Apresentação neste sábado deve reunir 1,5 milhão de fãs na orla

Brics rejeita tarifaço de Trump em documento oficial

Chanceleres criticam protecionismo dos EUA e pedem reforma da OMC

Confira outros assuntos:

Mais Lidas

Parimatch Cassino online