Cadê o Dinheiro?

Castro rejeita proposta de Haddad e diz que contestará dívidas do Rio no STF

Rio de Janeiro contestará proposta de renegociação de dívidas com a União

Cláudio Castro (Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil)
Cláudio Castro (Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil)

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, declarou que a proposta de renegociação de dívidas estaduais feita pelo governo não satisfaz os interesses do seu Estado, levando o caso ao Supremo Tribunal Federal (STF).


O que você precisa saber

  • O governador Cláudio Castro discorda dos critérios propostos pelo governo federal para a renegociação das dívidas estaduais.
  • A proposta envolve a redução dos juros em troca de investimentos em educação profissional técnica.
  • O Estado do Rio de Janeiro considera recorrer ao STF para questionar o estoque da dívida com a União, alegando valores impagáveis.

Critérios de Renegociação Contestados

O governador Castro expressou sua discordância em relação aos critérios propostos para a renegociação das dívidas estaduais com a União. Durante sua participação no Fórum Brasileiro de Líderes em Energia, ele afirmou: “A proposta de trocar os juros por ciência e tecnologia é muito boa desde que tenha o recurso para investir. Mas quando você não tem o recurso, por mais que se tenha boa intenção, a operacionalidade disso é muito ruim.”

Caminhos para Contestação

Castro destacou que o Rio de Janeiro contestará a questão no Supremo Tribunal Federal, especialmente em relação ao estoque da dívida com a União. Ele explicou: “Nossa discussão é sobre o estoque da dívida e a natureza de como ela foi contraída e seus indexadores que catapultaram a dívida a valores impagáveis.”

Proposta do Governo Federal

No mês anterior, o Ministério da Fazenda apresentou aos governos estaduais uma proposta para diminuir os juros das dívidas com a União. Esta proposta exigia, como contrapartida, a criação e ampliação de matrículas em educação profissional técnica.

Perspectivas para o Rio de Janeiro

O Estado do Rio de Janeiro enfrenta um déficit este ano e, sem a renegociação das dívidas com a União, há preocupações com as finanças a partir de 2025. Representantes fluminenses alertam para o risco de atrasos nos salários dos servidores caso não ocorra uma renegociação efetiva.

Conclusão

A renegociação das dívidas estaduais é um tema crucial para o Rio de Janeiro, com o governador Castro expressando reservas em relação aos critérios propostos pelo governo federal. O caminho para uma solução parece passar pelo Supremo Tribunal Federal, enquanto as implicações financeiras para o estado são significativas e iminentes.