CASA20 promove encontro com ativista Satish Kumar, para debater ecologia e economia

O evento, que acontece nesta terça-feira (16), traz ainda lideranças femininas para discutir gestão de conflitos e o papel da nova economia no futuro

Satish Kumar
Satish Kumar

A CASA20, primeiro espaço jurídico afetivo do país, irá promover nesta terça-feira, 16 de abril, um encontro com o monge e ativista Satish Kumar, em um debate sobre ecologia, economia e conflitos. O evento, que acontece durante todo o dia no Jardim Botânico, serve como um ponto de partida para questionar as mudanças necessárias na sociedade, e conta com a parceria da Menos Um Lixo e da Escola Schumacher Brasil.

Protagonista do encontro, Kumar se tornou monge jainista aos 9 anos, e na maioridade abandonou a ordem para seguir o caminho do ativismo. Na Guerra Fria, iniciou uma longa caminhada pela paz, percorrendo 13 mil quilômetros a pé pelo mundo, para alertar sobre os riscos e incoerências do armamento nuclear. É fundador da Escola de Não Violência em Londres e da Schumacher College, reconhecida mundialmente como uma das principais instituições de ensino voltadas para ecologia profunda.

O indiano-britânico vêm para o Brasil participar de uma gravação com Ailton Krenak, ambientalista e primeiro indígena a compor a Academia Brasileira de Letras – “Em vez de buscar o sucesso, deveríamos buscar a realização. E realização é dar total atenção ao processo de viver”, afirma o educador.

Além do ativista, o espaço recebe ainda lideranças femininas para discutir temas necessários da sociedade. As fundadoras da CASA20, Fernanda Guerra, Daniela Griner e Ana Beatriz Bicalho, irão falar sobre gestão de conflitos sociais; Carol Bussato, autora do livro “O que é a nova economia” debate sobre o papel das empresas no futuro; e Fe Cortez, fundadora da Menos Um Lixo, traz pra roda a importância dos valores femininos na hora de pensar o mundo.

Um novo espaço de afeto e diálogo

A CASA20 nasce com a proposta de semear uma cultura legal de diversidade, colaboração e inovação. Localizada no coração do Jardim Botânico, a iniciativa abriga três escritórios de advocacia, eventos e processos de ensino, que tecem diálogo entre o universo jurídico e as demandas da sociedade.

“Para lidar com questões humanas você precisa falar de afeto. Então queremos propor um espaço onde possamos analisar e entender o comportamento humano através de ferramentas jurídicas. E a casa surge com essa ideia, de ser um lugar de acolhimento, onde usamos o jurídico para melhorar as relações. Nosso objetivo é promover um olhar de cuidado e reflexão para o ser humano”, completa Fernanda Guerra, uma das idealizadoras do projeto.

A CASA20 está localizada na Rua Visconde de Carandaí, 20, no Jardim Botânico, Rio de Janeiro.

Mais informações em https://www.instagram.com/casa20espacojuridicoafetivo/