Olho no Trânsito

Câmara do Rio busca soluções para a Avenida Brasil

Comissão debate engarrafamentos após inauguração do BRT Transbrasil

Câmara debate soluções para trânsito na Avenida Brasil
Foto: Reprodução

A Comissão de Transporte da Câmara do Rio de Janeiro realizou uma reunião com autoridades e representantes do setor para discutir os engarrafamentos na Avenida Brasil após a inauguração do BRT Transbrasil, que chegou a registrar congestionamentos de até 177 km.


O que você precisa saber

  • Medidas discutidas: Construção de baias para recuo de ônibus, instalação de centro de monitoramento, uso de faixas seletivas por caminhões e ampliação do BRT Mais Seguro.
  • Posicionamentos: Representantes da prefeitura, CET-Rio e Sindcargas apresentaram suas perspectivas e soluções para o problema.
  • Próximos passos: Novas reuniões serão agendadas para integrar ações de trânsito na região metropolitana.

Medidas discutidas

Durante a reunião, foram propostas diversas medidas para lidar com os engarrafamentos, incluindo a construção de baias para recuo de ônibus, instalação de um centro de monitoramento na Avenida Brasil, uso das faixas seletivas por caminhões e ampliação do programa BRT Mais Seguro.

Posicionamentos dos representantes

Felipe Michel, presidente da comissão, destacou a importância de buscar soluções em diálogo com a prefeitura para minimizar os problemas enfrentados pela população. Maína Celidonio explicou que a indisponibilidade da faixa seletiva em horários de pico é fruto de um estudo técnico para assegurar a capacidade de carregamento do sistema BRT.

Próximos passos

Após a reunião, ficou acordado que novos encontros serão agendados para integrar ações de trânsito não apenas na Avenida Brasil, mas em toda a região metropolitana do Rio de Janeiro. O objetivo é encontrar soluções eficazes para os engarrafamentos e garantir uma mobilidade urbana mais fluida e eficiente para a população.


A audiência evidencia a preocupação das autoridades e representantes da sociedade em buscar soluções para os congestionamentos na Avenida Brasil, visando garantir uma melhor qualidade de vida e mobilidade para os cidadãos cariocas.