Bombeiros evitam mais de 1 milhão de afogamentos na orla do Rio de Janeiro

Mais de um milhão de afogamentos evitados. Mais de um milhão de vidas potencialmente salvas. Esse é o saldo do Corpo de  Bombeiros Militar do Estado do Rio (CBMERJ), este ano, nas praias de todo o Estado

Mais de um milhão de afogamentos evitados. Mais de um milhão de vidas potencialmente salvas. Esse é o saldo do Corpo de  Bombeiros Militar do Estado do Rio (CBMERJ), este ano, nas praias de todo o Estado. Neste fim de semana, a corporação bateu a marca de 1.000.000 de prevenções realizadas com banhistas na orla fluminense. 

O número engloba todas as ações realizadas proativa e antecipadamente pelos guarda-vidas para resguardar a população e evitar os acidentes no mar. 

– Prevenção é a ferramenta mais poderosa na luta contra os afogamentos e pode evitar até 99% das mortes. Nosso trabalho começa muito antes de o cidadão entrar na água. Nossos militares reconhecem, orientam, alertam e advertem possíveis vítimas, promovendo uma efetiva redução dos casos – destacou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro. 

As abordagens fazem parte de uma estratégia do CBMERJ de educação para a segurança que também inclui a instalação de totens informativos, placas e bandeiras de sinalização de risco, distribuição de folders e orientação em ônibus turísticos que chegam às praias do estado. 

– A prevenção é o primeiro ciclo da cadeia de salvamento. Só este ano, os guarda-vidas já realizaram mais de 14 mil resgates no mar. Sem as medidas preventivas adotadas, esse número seria infinitamente maior. Prevenir é salvar! – complementou o coronel Leandro Monteiro.