Audiência discute crise hídrica no Rio nesta terça-feira

Desde janeiro, moradores dos municípios da região metropolitana reclamam do gosto e do cheiro da água

Uma audiência pública conjunta de cinco comissões permanentes da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) vai discutir a crise no fornecimento de água na região metropolitana. O encontro, que acontece nesta terça-feira (11/02) às 10h no plenário da Alerj, contará com a participação da presidência da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) e representantes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), do Ministério Público, da Secretaria de Estado do Ambiente, da Polícia Civil, prefeitos e secretários de Meio Ambiente das cidades atendidas pela Cedae, além de integrantes dos Comitês de Bacias e representantes da sociedade civil, entre outros.

Desde janeiro, moradores dos municípios da região metropolitana reclamam do gosto e do cheiro da água provocado pela substância geosmina – produzida por algas. A audiência foi marcada pelas comissões de Saneamento Ambiental, Segurança Alimentar, Direitos Humanos, Meio Ambiente e Economia e Política Urbana.

“Fiz o convite ao presidente da Cedae no dia 7 de janeiro, ainda durante o recesso parlamentar, pouco depois de saírem as primeiras notícias sobre problemas com a água fornecida pela Cedae. Ele nos respondeu, dizendo que poderia vir no dia 11. Propusemos, então, a realização de uma audiência pública. Será uma excelente oportunidade de reunirmos, pela primeira vez, todos os interessados para discutirmos o problema, investigarmos as causas e cobrarmos soluções definitivas”, afirma Gustavo Schmidt (PSL), presidente da Comissão de Saneamento Ambiental