Transferência

Alerj aprova projeto que transfere administração do Sambódromo para o governo do Estado

Mudança foi proposta pelo deputado Rodrigo Amorim, que defende melhor aproveitamento do espaço

Alerj aprova projeto que transfere administração do Sambódromo para o governo do Estado
Foto: Octacílio Barbosa

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou nesta terça-feira (12) um projeto de lei que transfere a administração do Sambódromo da Marquês de Sapucaí do município para o governo estadual.

O que você precisa saber:

  • A medida foi proposta pelo deputado Rodrigo Amorim (PTB).
  • A atual gestão do Sambódromo é da prefeitura do Rio de Janeiro.
  • O projeto ainda precisa ser sancionado pelo governador Cláudio Castro.

O projeto de lei 57/23, de autoria do deputado Rodrigo Amorim (PTB), revoga o Decreto-lei 224/75, que reconheceu como domínio do município do Rio de Janeiro todos os imóveis do loteamento da Cidade Nova, inclusive o Sambódromo da Marquês de Sapucaí.

Segundo Amorim, a medida é necessária para melhor aproveitamento do sambódromo, oficialmente denominado como Passarela Professor Darcy Ribeiro. “Diante da sua importância e estrutura, o espaço deveria ser utilizado durante o ano inteiro, e não apenas no Carnaval, como ocorre atualmente sob a gestão do Município do Rio de Janeiro”, afirmou o parlamentar.

O deputado defende que o Estado do Rio de Janeiro tem a expertise e os recursos para gerenciar o sambódromo de forma mais eficiente. “O governo estadual tem capacidade de realizar eventos culturais e esportivos durante todo o ano, o que geraria mais renda e empregos para a população”, disse.

O projeto ainda precisa ser sancionado pelo governador Cláudio Castro. Se for aprovado, a transferência da administração do Sambódromo para o governo estadual deve ocorrer em até 60 dias.