Na Justiça

Sindicato dos Delegados move ação contra Eduardo Bolsonaro

Insultos proferidos pelo deputado federal à Polícia Federal são contestados judicialmente.

Eduardo Bolsonaro (PL-RJ), deputado federal que está sendo processado por policiais. Reprodução
Eduardo Bolsonaro (PL-RJ), deputado federal que está sendo processado por policiais. Reprodução

O Sindicato dos Delegados de Polícia Federal do Paraná ingressou com uma ação judicial contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro, devido a insultos direcionados à instituição durante uma entrevista ao site Diário da Região, em março.


O que você precisa saber

  • Ação judicial: Sindicato dos Delegados de Polícia Federal do Paraná move ação contra Eduardo Bolsonaro devido a declarações consideradas ofensivas à corporação.
  • Insultos: Bolsonaro se referiu à Polícia Federal como “cachorrinhos do Moraes” durante uma entrevista, gerando constrangimento à instituição.
  • Contexto: Declarações foram feitas enquanto Bolsonaro defendia seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, acusado de conspirar contra a democracia.

Durante a entrevista, Eduardo Bolsonaro chamou a Polícia Federal de “cachorrinhos do Moraes”, em referência ao ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, enquanto defendia seu pai em meio a acusações relacionadas a supostas conspirações contra a democracia.

Bolsonaro questionou o papel da Polícia Federal, insinuando que estaria agindo sob ordens de Moraes, o que, segundo ele, colocaria em dúvida a imparcialidade da instituição.

As declarações de Bolsonaro ocorreram no mesmo dia em que seu pai, Jair Bolsonaro, foi indiciado no inquérito sobre a falsificação de cartões de vacinação. Eduardo negou as acusações, argumentando que seu pai não teria motivos para falsificar tais documentos, dada a natureza oficial de suas viagens.

A investigação da Polícia Federal aponta que Jair Bolsonaro teria solicitado a falsificação do documento de imunização dele e de sua filha menor de idade, Laura.

Diante do ocorrido, o Sindicato dos Delegados de Polícia Federal do Paraná alega que as declarações de Eduardo Bolsonaro causaram constrangimento à corporação e argumenta que tais declarações não estão protegidas pela imunidade parlamentar