Mudança

Posse de presidente e governadores muda para 5 e 6 de janeiro a partir de 2027

Senado aprovou mudança para facilitar participação popular e de autoridades

Posse do Lula em 1º de janeiro de 2023 - Foto: Ricardo Stuckert
Posse do Lula em 1º de janeiro de 2023 - Foto: Ricardo Stuckert

A posse do presidente da República e dos governadores dos estados vai mudar a partir de 2027. As cerimônias não ocorrerão mais no primeiro dia do ano, mas sim nos dias 5 e 6 de janeiro.

O que você precisa saber:

  • A posse do presidente da República e dos governadores dos estados vai mudar a partir de 2027.
  • As cerimônias não ocorrerão mais no primeiro dia do ano, mas sim nos dias 5 e 6 de janeiro.
  • A mudança foi aprovada pelo Senado Federal para facilitar a participação popular e de autoridades.

Corpo do texto:

A mudança foi aprovada pelo Senado Federal no dia 29 de junho de 2023. A proposta foi apresentada pelo senador Rodrigo Pacheco, presidente do Senado e do Congresso Nacional.

A mudança foi motivada pela dificuldade de participação popular e de autoridades nas posses. A coincidência de datas com as festividades de réveillon dificulta a presença de governadores na posse presidencial, que acontece no mesmo dia.

Além disso, a posse logo após as festividades de réveillon também atrapalha a vinda de outros chefes de estado para o Brasil.

A nova data de posse vai permitir que os governadores prestigiem a posse presidencial e que outros chefes de estado possam comparecer ao evento.

A posse dos prefeitos e seus vices continuará a acontecer no primeiro dia de janeiro após as eleições. Deputados e senadores eleitos em outubro serão empossados no dia primeiro de fevereiro do próximo ano.