Nada de Novo

Partido NOVO adia votação sobre prisão de Chiquinho Brazão

Pedido de vista do Partido Novo atrasa decisão na Câmara dos Deputados sobre a detenção do ex-União Brasil-RJ.

Câmara dos Deputados (Foto: ViniLoures / Agência Câmara)
Câmara dos Deputados (Foto: ViniLoures / Agência Câmara)

Após pedido de vista realizado por membros do Partido Novo, a votação referente à prisão do parlamentar Chiquinho Brazão, ex-União Brasil-RJ, na Câmara dos Deputados, foi adiada.

A informação foi confirmada pela deputada Fernanda Melchionna (PSOL-RS) em uma publicação nas redes sociais.

O que você precisa saber:

  • Pedido de vista do Partido Novo adia votação sobre a prisão de Chiquinho Brazão.
  • Deputado foi preso sob acusação de envolvimento no assassinato de Marielle Franco.

Detalhes do adiamento:

Chiquinho Brazão foi detido no último final de semana, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da ex-vereadora Marielle Franco (PSOL). Além dele, também foram presos o conselheiro do Tribunal de Contas (TCE-RJ) Domingos Brazão, irmão do parlamentar, e o delegado Rivaldo Barbosa, ex-chefe da Polícia Civil na época do crime, em 2018.

Os pedidos de vista ocorreram logo após a leitura do parecer pelo relator, deputado Darci de Matos (PSD-SC), que defendeu a manutenção da prisão de Chiquinho Brazão. Matos concordou com a tese do STF, argumentando que a prisão preventiva do deputado foi decretada por atos de obstrução à justiça, que continuaram ao longo do tempo.

Entre os atos que configurariam obstrução da justiça, estão o comprometimento de operações policiais que investigavam o caso, incluindo imagens de circuito fechado, que poderiam auxiliar a esclarecer os fatos.

Com informações da Agência Câmara